Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Realizado Simpósio de Valorização da Vida


Prefeitura realiza o 2º Simpósio Intersetorial de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através da Divisão de Saúde Mental, realizou nesta quarta-feira (10), durante todo o dia, o 2º Simpósio Intersetorial de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. 
Com o tema “ Se precisar, peça ajuda”, o evento ocorreu no Auditório Leonardo Diniz Dias, na sede da Prefeitura e integra as ações do Setembro Amarelo, organizado pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 
Para a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, o Simpósio demonstra com clareza a seriedade com que o município trata a saúde mental e, mais precisamente, o tema “suicídio”, tão delicado, complexo e urgente. “Eu parabenizo a todos os envolvidos e aos participantes do Simpósio e fico muito feliz em estarmos aqui hoje tratando de um tema tão importante. Também saliento o fato do Simpósio ser intersetorial, ou seja, envolver mais setores e atores do município em torno de um assunto de extrema relevância. Sem dúvida, um evento muito enriquecedor”, salientou Raquel.  
De acordo com a coordenadora da Divisão de Saúde Mental do município, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, o objetivo o simpósio foi compartilhar ideias, experiências, desafios e debater sobre um tema que gera inquietudes e alertas sobre o cuidado com o outro e com nós mesmos. “Não devemos individualizar o suicídio. Por isso falamos que trata-se de um fenômeno complexo, multicausal e multifatorial. Daí precisarmos de uma rede de atenção para avançarmos em prevenção. Sabemos que não há uma solução simples e privada para um problema produzido coletivamente. Prevenção ao suicídio não é sobre evitar mortes, é sobre cuidar, sobre ajudar as pessoas a terem uma vida que é possível viver. Que saiamos do evento com o projeto coletivo de prevenção constante e permanente. Com uma lógica que valorize as políticas públicas de fortalecimento do SUS e da Rede de Atenção Psicossocial”, frisou Eliana. 

Programação

O Simpósio Intersetorial de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio contou com mesas redondas, palestras e debates. Na Mesa Redonda 1, o tema foi “Suicídio em Pauta”, coordenada pela psicóloga Polliana Prandini de Assis, que contou com a palestra “Suicídio em Pauta ao Longo da História e Hoje um Problema de Saúde Pública”, ministrada pela psiquiatra Dra. Rosângela Guimarães Ribeiro e com a palestra “Suicídio em Pauta: Mitos e Verdades”, ministrada pela assistente social do Hospital Margarida, Rose Vasconcelos Araújo.
O evento também contou com a Mesa Redonda 2, com o tema “Suicídio - Infância e Adolescência em Pauta”, sob a coordenação da pedagoga da Prefeitura, Poliana Cota Martins. A Mesa Redonda trouxe a palestra “Sinais e Sintomas do Suicídio na Infância e Adolescência”, com o médico Wagner Hibner. Em seguida, a palestra “Bullying/ Cyberbullying/Bets - Efeitos na Adolescência”, foi ministrada pela pedagoga Sandra Mendes Gandra.
Na parte da tarde, o simpósio apresentou a Mesa Redonda 3, cujo tema foi “Suicídio -  Idoso em Pauta”, coordenada pela médica Marcella Drumond Bicalho. Essa atividade contou com as palestras “Sinais e Sintomas do Suicídio em Idosos”, apresentada pela médica Geysa Carvalho Mendes e “Fatores de Proteção ao Suicídio em Idosos”, conduzida pela psicóloga Adriana Ferreira Amorim.
Já a Mesa Redonda 4, coordenada pela médica psiquiatra Dra. Rosângela Guimarães Ribeiro, apresentou as palestras “Como Tratar o Suicídio na Mídia”, proferida pela jornalista Maria Cecília Ambrósio Passos e “A Arte Como um Fator de Proteção”, ministrada pelo jornalista, escritor e letrista de música Wir Caetano Francisco. 
O Simpósio também contou com debates, apresentação cultural da cantora e gerente CAPS IJ, Márcia Fonseca, e atividade de Yoga Laboral com o professor Nivaldo Martins, o “Guim”.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 12/09/2025