Prefeitura Municipal de João Monlevade
João Monlevade alcança destaque estadual na prevenção ao HIV
João Monlevade conquistou posição de destaque em Minas Gerais no combate ao HIV. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde receberam ofício do Ministério da Saúde reconhecendo o município pelo alto índice de adesão à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), medida de prevenção que reduz o risco de infecção.
Segundo o documento, a cidade apresentou Razão PrEP:HIV superior a 4. Esse indicador relaciona o número de pessoas em PrEP ao número de novos casos de HIV. O Ministério considera que índices acima de 3 estão associados à redução da transmissão, quando combinados com outras estratégias preventivas.
Para a enfermeira Driele Pereira, referência técnica em DST/Aids da Prefeitura, o resultado é “motivo de orgulho e comprova o empenho das equipes municipais de saúde na prevenção”. O farmacêutico Lorenzo Cera Bandeira, do SAE/CTA, reforça que os números comprovam o avanço. “Em 2024, até setembro, recebemos 19 novos pacientes com HIV. Em 2025, até o momento, são apenas 11. Vale lembrar que a PrEP começou a ser ofertada em outubro de 2024,” destacou o farmacêutico.
Com uma população estimada de mais 80 mil habitantes, João Monlevade integra o Grupo 4 do Ministério da Saúde, reservado aos municípios com mais de 50 mil habitantes que apresentam os melhores indicadores de expansão da PrEP.
A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, destacou que o resultado reforça o compromisso da Administração Municipal com políticas públicas de prevenção, diagnóstico e acompanhamento de pessoas vivendo com HIV. “A conquista desse índice é motivo de orgulho para toda a nossa rede de saúde. O resultado demonstra que João Monlevade está no caminho certo. Esse avanço só é possível graças ao empenho das nossas equipes que atuam com dedicação diária para orientar, acompanhar e garantir acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Seguiremos fortalecendo estratégias que salvam vidas e reduzem a transmissão do HIV em nosso município,” concluiu.
Última modificação em 11/09/2025
Faça login em sua conta