Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


UBS Novo Cruzeiro totalmente reformada


Prefeitura entrega à população a UBS do Novo Cruzeiro totalmente reformada

Unidade receberá o nome do ex-deputado federal João Paulo Pires de Vasconcelos

A Prefeitura de João Monlevade realiza na próxima segunda-feira (25), a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Novo Cruzeiro. Totalmente revitalizada, a unidade passa a se chamar UBS João Paulo Pires de Vasconcelos, em homenagem ao ex-deputado federal e sindicalista que foi decisivo para sua criação. A cerimônia de entrega ocorrerá a partir das 16h, na rua Nova York, 597.
Mais do que uma obra física, a reinauguração representa um marco no compromisso da Administração Municipal com a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a promoção de atendimentos mais dignos, humanizados e eficientes para os moradores da região. A UBS atende há quase 35 anos os bairros Novo Cruzeiro, Cruzeiro Celeste e adjacências, sendo referência para milhares de usuários.
A reestruturação do espaço contemplou a substituição total do telhado por telhas termoacústicas, novas instalações elétricas e hidráulicas, troca de pisos, portas e acabamentos, pintura interna e externa, recuperação de esquadrias, entre outros serviços essenciais. Trata-se da maior reforma já realizada na unidade desde sua inauguração, em 1991, durante o governo do ex-prefeito Leonardo Diniz Dias.
 

Justa homenagem

O novo nome da UBS é um tributo ao ex-deputado federal João Paulo Pires de Vasconcelos, que teve papel fundamental para a construção da unidade nos anos 1990. À época, João Paulo destinou recursos por meio de emendas parlamentares que viabilizaram a obra, consolidando seu compromisso com João Monlevade e com a classe trabalhadora.
Com dois mandatos na Câmara Federal (1987 a 1994) pelo Partido dos Trabalhadores (PT-MG), o ex-deputado teve participação ativa na Constituinte de 1988 e foi voz firme na defesa dos direitos sociais. João Paulo faleceu em agosto de 2024, aos 92 anos, em Belo Horizonte.
Ao nomear a unidade em sua homenagem, João Monlevade reconhece a trajetória de um homem público que deixou legado de luta e de serviço à população, especialmente na área da saúde.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 21/08/2025