Prefeitura Municipal de João Monlevade
Visa lança campanha com orientações sobre a esporotricose
A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Saúde e por meio da Vigilância em Saúde (Visa), promove uma campanha educativa para alertar a população sobre a esporotricose, zoonose (doença) que está se tornando cada vez mais comum no município e região e que pode ser transmitida dos animais, principalmente gatos, para os seres humanos.
A esporotricose é causada por um fungo chamado Sporothrix, que vive no solo, em espinhos, galhos e madeira em decomposição, mas que também pode ser transmitida através de arranhões, mordidas ou contato com feridas de gatos infectados. Mas a coordenação da Visa lembra que os gatos também são vítimas da esporotricose, já que eles não têm culpa de estarem doentes e jamais devem ser maltratados ou abandonados por isso.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Viviane Ambrósio, a boa notícia é que a esporotricose tem tratamento, tanto para os animais quanto para os seres humanos. “Com o acompanhamento correto e o uso do medicamento específico, a cura é possível. Mas lembramos que o tratamento deve ser feito com responsabilidade e orientação profissional. Nossa equipe está pronta para orientar, fazer o exame, a notificação e orientar sobre as medidas necessárias para proteger a saúde de todos. Também orientamos a procurar um médico veterinário ou ligar para a Visa para que possamos fazer o exame para confirmar ou descartar a doença. Proteger os animais também é proteger a nossa saúde e a informação é a nossa melhor arma contra o preconceito e contra as doenças”, destacou Viviane.
A coordenadora ainda informa que se forem percebidas feridas que não cicatrizam nos gatos, principalmente no focinho, nas patas ou na cauda, é necessário entrar em contato com a Vigilância em Saúde de João Monlevade, através dos números 3859-2589 ou 3859-2590.
Última modificação em 15/08/2025
Faça login em sua conta