Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Notícia

Prefeitura Municipal de João Monlevade


Festival Mistura neste domingo


Festival Gastronômico Mistura 2025 divulga programação oficial

O Festival Gastronômico Mistura 2025 promete encantar o público no domingo (27), na Praça do Povo, com uma mistura perfeita de gastronomia, cultura e música. Além do cardápio exclusivo, o evento contará com atrações culturais e shows que irão animar todas as idades ao longo do dia.

A programação será iniciada às 12h, com apresentação de teatro para o público infantil com a companhia O Salto com o espetáculo “Pequenos Números – Grandes Cenas”, seguida por apresentações culturais como o Projeto Freedom, celebrando a cultura negra com corpo e consciência e cortejo da Guarda de Congado de Laranjeiras (Nossa Senhora de Santana).  

As apresentações de cantores locais terão início às 14h, com os shows de Pedro Venâncio, Rômulo Ras às 15h30 e Amanda Mihai a partir de 17h20.

Ainda na parte da tarde, a partir das às 15h terá início o Cozinha Show, com pratos preparados ao vivo com degustação para as primeiras 100 pessoas. O primeiro chef  a se apresentar é Igor Anaxágoras que vai ensinar o Croquete de frango crispi com aioli de limão e quiabo. Às 16h30, em uma colab entre as chefs Milsane Sebastião e Paula Ventura, será preparado o prato Jean de Monlevade em expedições boêmias pelas bodegas de Itabira - feito à base de Banana prata defumada, temperada e caramelizada  com Ragu de rabada em ervas, finalizado com queijo Minas, gremolata de manjericão, salsa, cebolinha, gengibre chips de banana e farofinha de São Gonçalo do Rio a Baixo. A premiação dos estabelecimentos que participam da competição será a partir de 18h30.

A partir de 19h, terá início a apresentação de Vinny Santa Fé e, às 21h, palco receberá o aguardado show de Seu Jorge. O encerramento será comandado pelo DJ Junior Queiroz, a partir das 22h45.

Conheça os Chefs

 Igor Anaxágoras

Natural do Serro e criado na cozinha da avó, Igor Anaxágoras é apaixonado por culinária desde criança. Começou a trabalhar em uma pizzaria aos 15 anos, passou por alguns cafés da capital, pela cozinha do Vecchio Sogno Ristorant, do chef Ivo Faria, por alguns restaurantes de comida oriental, foi braço direito do chef Felipe Rameh no Bento buffet , no Alma Casa de gastronomia e também na casa Floresta. Passou pela escola do renomado chef Laurent Souadeau e foi Chef do Café com Letras. Igor tambem foi chef consultor no restaurante Vila do Príncipe e comandou o almoço do restaurante Pacato BH do chef Caio Soter. Atualmente trabalha com consultorias, aulas,  personal chef, além de auxiliar o chef Felipe Rameh em alguns projetos  da Casa Floresta.

 Paula Ventura

Atualmente cursando Gastronomia no Instituto Gastronômico das Américas (IGA), é cozinheira e chef de cozinha no restaurante Sebastião. À frente da cozinha, assinou a preparação do Cozinha Show da Milsane Sebastião em diversos eventos de destaque, como: Comida com História no IBRAM (Brasília) e no Festival Tudo é Jazz (Ouro Branco); Cozinha Viva, no Mercado das Torrefações Mineiras (BH); Concurso de Pratos da Festa da Batata, em Ouro Branco; Congresso sobre Recuperação de Bens Tombados Furtados, em Ouro Preto.

Também atuou como sous chef no Almoço do Palácio da Liberdade, colaborando em um dos eventos mais tradicionais da cena político-cultural mineira.

Milsane Sebastião

Publicitária de formação e cozinheira por paixão, Milsane tem laços afetivos com João Monlevade por meio da Belgo Mineira, onde familiares trabalharam. Como publicitária, atendeu a ArcelorMittal e fortaleceu relações com a região. Em 2019, gravou em Monlevade um episódio do programa Caminho de Mesa (Rede Minas), visitando também Nova Era e Itabira.
Sua cozinha contemporânea valoriza ingredientes locais e tradições mineiras, sempre pautada pela pesquisa histórica, cultural e social dos territórios. Criadora do projeto Comida com História, transforma memórias e narrativas em pratos autorais, como a homenagem à Visita dos Modernistas a Ouro Preto.
Participou de eventos como o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, Fartura BH e outros de destaque. Em Sabará, idealizou o Jabuticaba Gourmet, que impulsionou o Festival da Jabuticaba, e requalificou o Festival da Banana (Ravena). Em Cachoeira do Campo, revitalizou a Festa da Jabuticaba, e em Ouro Branco, curou o Festival Experience Estrada Real.
Com experiência em festivais como o Tudo é Jazz, onde uniu gastronomia e música, Milsane prepara-se para apresentar um prato identitário no Festival de Cinema e Gastronomia Rural, em agosto de 2025.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 25/07/2025