Unidades de Saúde de João Monlevade recebem a Exposição Memórias em Fios II
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Nelson Fagundes, situada no bairro Novo Cruzeiro, em João Monlevade, recebeu nos últimos dias a Exposição Memórias em Fios II, um resgate valioso da história dos bordados e das bordadeiras do município.
A exposição foi realizada nos corredores da unidade, se encerrou nesta segunda-feira (30) e reuniu peças atuais e antigas. De acordo com uma das organizadoras da exposição e membro do grupo de artistas e artesãs “As Artiosas”, que idealizou o projeto, Rosa Sartori, a iniciativa revela a trajetória de superação de mulheres que, muitas vezes, encontraram na arte do bordado não apenas uma forma de expressão, mas também um meio essencial para complementar a renda ou sustentar suas famílias.“É uma viagem no tempo que nos conecta às memórias, tradições e ao talento dessas artesãs, mostrando como cada ponto carrega histórias de luta, resistência e criatividade. Através dessas obras, celebramos a força feminina e a riqueza cultural que pulsa em cada fio. Narrativas entrelaçadas que continuam a inspirar gerações”, afirma Rosa.
Ainda segundo a organizadora, a Exposição Memórias em Fios II teve início no dia 16 de junho e visitou mais duas unidades de saúde de João Monlevade: a Policlínica, no bairro Belmonte e a UBS Antônio Gonçalves, no José Elói. O grupo “As Artiosas” pretende levar a exposição para outros locais, para que a população possa conhecer a história dos bordados e das bordadeiras da cidade.
O projeto foi contemplado pelo Edital 02/24 da Lei Aldir Blanc e contou com o apoio da Prefeitura de João Monlevade, através da Fundação Casa de Cultura.
Compartilhe:
02
Jul,
2025
Por:
Última modificação em
02/07/2025
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.