Medalha de Prata: composteira da Emip em segundo lugar em prêmio ambiental

Publicado em: 26/11/2021 09:00

Medalha de Prata: composteira da Emip em segundo lugar em prêmio ambiental

Alunos e direção da Emip foram homenageados

A Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip) em João Monlevade, concorreu com diversas escolas onde a ArcelorMittal atua e levou o segundo lugar na premiação

Com materiais simples, mas com grande alcance na área ambiental, a Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip), de João Monlevade, leva o segundo lugar nacional na 29ª edição do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, na categoria Cientista Jovem I (6º e 7º ano). A Emip disputou com outras escolas nas cidades onde a empresa atua em todo território brasileiro. No projeto de compostagem urbana desenvolvido pelos alunos, todo o lixo orgânico se transforma em um fertilizante natural (adubo), para as plantas.

Compostagem Urbana: O asfalto reciclando nutrientes – A composteira é um processo  biológico de valorização da matéria orgânica e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. É um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, responsáveis pela degradação da matéria orgânica, que é transformada em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.

A diretora da escola, Elenice Aparecida Martins Alves, comenta que foi uma grande alegria receber a notícia da premiação. Ela conta que os alunos envolvidos no projeto se dedicaram muito ao trabalho principalmente num momento em que não poderiam se reunir devido à pandemia da Covid-19.

Conheça o projeto: Para conhecer o projeto, acesse o link: https://drive.google.com/file/d/1Rvt0hI9a-8bEj7wM1URi7nSUBuETJBx1/view

Outras escolas - Na seletiva municipal, o trabalho da Emip foi selecionado em primeiro lugar. Já a escola municipal Cônego José Higino de Freitas, conquistou a segunda colocação na seletiva municipal na mesma categoria falando sobre o valor da sustentabilidade.  E na categoria Cientista Jovem II (8 º e 9 º ano), a Escola Germin Loureiro  (Vale do Sol)  ficou com o terceiro lugar.

Todos os alunos dos projetos e a equipe pedagógica das três escolas municipais foram recebidos pelo prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) e pelo vice Fabrício Lopes (Avante), que elogiaram o desempenho das escolas da rede municipal de ensino nesta edição do prêmio.

Prêmio - O Prêmio da ArcelorMittal tem como objetivo promover a conscientização ambiental, de forma a contribuir para que as novas gerações atinjam sua maturidade mais preparadas para preservar e valorizar o meio ambiente. Nessa edição, os professores e estudantes foram convidados a desenvolver experimentos, considerando uma reflexão sobre o lixo e seus impactos. Nesta edição, o primeiro lugar do prêmio ficou para a cidade de Feira de Santana, na Bahia e o terceiro em São Francisco do Sul, em Santa Catarina.