Prefeitura de João Monlevade faz 224 atendimentos voltados à saúde da mulher

Publicado em: 26/10/2021 09:48

Prefeitura de João Monlevade faz 224 atendimentos voltados à saúde da mulher

Exames foram realizados em um único dia como parte do “Outubro Rosa e Lilás”

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 224 procedimentos no sábado (23) entre exames preventivos, testes rápidos e pedidos de mamografia. Os atendimentos foram realizados na Policlínica (Antigo PA) e no centro de Saúde do bairro Novo Cruzeiro.

Os procedimentos fazem parte da campanha “Outubro Rosa e Lilás”, uma iniciativa da Atenção Primária em Saúde voltada para a saúde da mulher, que uniu ações de prevenção ao câncer de mama e à sífilis. Ao todo foram realizados 69 exames preventivos do colo uterino, 55 avaliações de mama para pedidos de mamografia e 100 testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C).

A secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, comemorou os números. “Foi um dia de muitas ações. Equipes muito animadas e todos os locais estavam muito bem organizados”, avaliou. Para realizar os atendimentos, a Secretaria de Saúde mobilizou 20 servidores, dez em cada local.

Antes, foram realizados 45 testes no Hospital Margarida no dia 21, e outros 35 no dia 7 no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Do dia 18 ao dia 22 houve palestras no auditório da Prefeitura, com uma média diária de 20 pessoas em cada reunião.

A secretária enfatizou que o “Outubro Rosa e Lilás” será encerrado no sábado, 30, com uma caminhada promovendo a conscientização da população, sobre prevenção ao câncer de mama. A atividade será realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense (Codemm). Os participantes sairão da Câmara Municipal, às 9h, rumo à Praça Sete de Setembro.

Vacinação
Além dessas ações, no sábado a Vigilância em Saúde (Visa) realizou a aplicação de segunda e terceira dose de vacinas contra o coronavírus e também efetuou a vacinação antirrábica nos bairros que ainda não tinham sido contemplados com a imunização.

Foram 332 doses de vacina antirrábica: 55 no bairro Nova Cachoeirinha; 38 na localidade de Ponte Funda: 122 na comunidade Egito; 45 em Santa Rita de Pacas e 72 no bairro Tanquinho.

A vacinação contra a Covid-19 totalizou 515 aplicações, das quais 480 foram segundas doses e 35 terceiras doses. O setor mobilizou 30 servidores para a imunização, abrangendo quatro postos de saúde.