Prefeitura de João Monlevade recolhe mais de três caminhões de entulho em mutirão contra dengue

Publicado em: 08/02/2024 15:55

Em uma ação conjunta que envolveu as secretarias de Obras, de Serviços Urbanos e de Saúde, a Prefeitura de João Monlevade recolheu três caminhões e duas caminhonetes de entulho, durante o mutirão de limpeza e combate à dengue, realizado no sábado (3) em algumas ruas do bairro Sion.

O trabalho foi coordenado pela divisão de Vigilância em Saúde do município (Visa) e contou com 38 servidores públicos e quatro voluntários. Ao todo foram mobilizados sete veículos, e cerca de 80 imóveis foram visitados.

A supervisora de Endemias da Visa, Renata Santos, avaliou positivamente a ação, mas reforçou que há muito a ser feito. “Foi um trabalho muito positivo, retiramos muito lixo, eliminando muitos recipientes propícios a criadouro de mosquitos, além de orientar a população local. O trabalho ainda não acabou, o bairro segue sendo visitado pelos agentes, e temos locais que demandam muita atenção e empenho de vários setores”, salientou.

Capacitação no manejo de pacientes de arboviroses
Ainda visando o combate à dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na sexta-feira (2), uma capacitação para médicos e enfermeiros no auditório da Prefeitura. A formação teve como tema “O manejo clínico ao paciente de arboviroses” e foi ministrado pelo médico Édson Canazart. O objetivo é propiciar um atendimento mais rápido, assertivo e de qualidade aos pacientes com sintomas de dengue e demais arboviroses nas unidades de saúde da Prefeitura.

Atendimento estendido aos domingos na Policlínica
Outra medida adotada com o crescimento dos casos de dengue no município é o funcionamento da Policlínica no sábado e domingo de 8h às 16h. Até então, a Policlínica vinha funcionando aos sábados para atender pacientes com sintomas de dengue. Porém, no último fim de semana o serviço foi estendido aos domingos. No sábado (3) foram atendidas 110 pessoas, outras 73 foram assistidas ontem (4).