Prefeitura de João Monlevade inaugura Cemei Padre Henriques

Publicado em: 02/02/2024 14:55

Prefeitura de João Monlevade inaugura Cemei Padre Henriques

Unidade vai atender 200 crianças de 0 a 3 anos a partir do dia 19 de fevereiro

A inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Padre Henriques marca um momento significativo para a comunidade de João Monlevade. Após 12 anos de planejamento e construção, a nova unidade educacional foi entregue à comunidade em uma cerimônia realizada na tarde da última quarta-feira (31).

O projeto do Cemei Padre Henriques teve início em 2012, com obras que começaram em agosto de 2016 e contaram com o apoio de recursos federais. No entanto, a conclusão do projeto só foi possível com investimentos adicionais do atual governo municipal, totalizando aproximadamente R$ 1,9 milhão do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e cerca de R$ 350 mil em recursos municipais.

A nova unidade educacional está preparada para atender até 200 crianças com idades entre 0 e 3 anos, distribuídas em dez turmas. Contando com uma equipe de 50 profissionais, incluindo diretores, orientadores pedagógicos, supervisores pedagógicos, auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais, monitores de creche e dez professores, o Cemei Padre Henriques foi projetado com foco na inclusão, oferecendo uma estrutura adaptada que inclui sala multiuso, tanque de areia com brinquedos e banheiros acessíveis.

Durante a solenidade de inauguração, diversas autoridades expressaram seu apoio e compromisso com a educação. O Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT) destacou a importância da educação como um direito fundamental das crianças, enfatizando que o aprendizado começa na gestão e reafirmando o compromisso de universalizar o acesso à educação de qualidade. Já o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, vereador Fernando Linhares Pereira (União Brasil), ressaltou a responsabilidade e o compromisso do governo municipal com a educação, destacando o Cemei Padre Henriques como uma ação emblemática que demonstra o compromisso do atual governo com a educação e o bem-estar das crianças.

A Secretária Municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos, celebrou as conquistas dos últimos três anos, incluindo a abertura de 520 vagas para crianças de 0 a 3 anos e a garantia de vagas para todas as crianças de 3 a 5 anos no município, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento pleno das crianças na cidade. O discurso da secretária foi endossado pela diretora do Cemei Padre Henriques, Rita de Cássia Lima Braga, que ainda enfatizou o compromisso da unidade com a educação infantil e as famílias, destacando a importância da participação da sociedade na construção de um ambiente educacional acolhedor e inclusivo.

Por fim, a viúva do homenageado, professor Antônio Henriques de Albuquerque (Padre Henriques), Glória de Fátima Moreira Bicalho, expressou sua gratidão pela homenagem e destacou a dedicação do Padre Henriques à educação como uma força motriz para o progresso da nação.

Mais um Cemei

O governo municipal está empenhado em construir mais uma creche. Para isso, o município está inscrito no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A atual gestão também reforçou que a entrega do novo Cemei só foi possível devido ao empenho de toda a equipe de governo, incluindo as equipes de planejamento, educação e obras. A inauguração do Cemei reforça o compromisso da administração municipal em dar continuidade a obras de gestões passadas.