Cemei Padre Henriques será inaugurada no dia 31 de janeiro

Publicado em: 26/01/2024 15:22

Cemei Padre Henriques será inaugurada no dia 31 de janeiro

Obra foi concluída após administração municipal usar recursos próprios na finalização dos serviços

A Prefeitura de João Monlevade inaugura o Centro de Educacional Infantil (Cemei) Padre Henriques, uma conquista significativa para a comunidade local. A cerimônia está marcada para as 17h, na rua Cristiano Guimarães, 100, no bairro José de Alencar.

O Cemei Padre Henriques, que tem como propósito atender a cerca de 200 crianças com idades entre 0 e 3 anos, em dez turmas. Com uma equipe de 50 servidores, incluindo diretor, orientador pedagógico, supervisor pedagógico, auxiliar administrativo, auxiliares de serviços gerais, monitores de creche e dez professores, a unidade foi projetada com foco na inclusão, contando com estrutura adaptada, como sala multiuso, tanque de areia com brinquedos e banheiros acessíveis.

O projeto, planejado em 2012, teve suas obras iniciadas em agosto de 2016, utilizando recursos federais. No entanto, devido à lentidão nos repasses, a administração do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), optou por investir recursos próprios para garantir a conclusão da construção. O valor total da estrutura é estimado em aproximadamente R$ 1,9 milhão, proveniente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), somado a cerca de R$ 350 mil em recursos municipais.

A educadora da rede municipal e futura diretora do Cemei, Rita de Cássia Lima Braga, destaca que o Cemei Padre Henriques também contará com um projeto de paisagismo.  "Vamos proporcionar um ambiente não apenas educativo, mas também acolhedor e inspirador para as crianças. O projeto de paisagismo terá início com a incorporação de plantas ornamentais, criando espaços visualmente agradáveis que estimulem a conexão das crianças com a natureza. Além disso, estamos planejando um grande pomar com árvores frutíferas, proporcionando não apenas um ambiente bonito, mas também prático e educativo”, destacou.