Concurso “Receita Nota 10” premia talentos culinários da rede municipal

Publicado em: 22/12/2023 14:22

Concurso “Receita Nota 10” premia talentos culinários da rede municipal
Merendeiras usaram criatividade para transformar ingredientes do cotidiano em pratos gastronômicos

A Rede Municipal de Ensino de João Monlevade reconheceu e premiou a criatividade e talento culinário de suas Auxiliares de Serviços Gerais durante o "Concurso Receita Nota 10". O evento, que anunciou as vencedoras em uma reunião na Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), da secretária de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, gestores e servidores da educação.

Merendeiras das escolas Centro Educacional de João Monlevade (CEJM) e Eugênia Scharlé, bem como dos Centros Municipal de Educação Infantil (Cemeis) Maria Vitória, Sion e Monteiro Lobato, participaram do concurso. Na modalidade escolas, a Eugênia Scharlé conquistou o primeiro lugar com o "Baião de Vários", seguida pelo CEJM com o "Baião Maluco". Na categoria Cemei, o Sion foi o vencedor com o "Omelete Nutritivo ao Forno", seguido pelo Maria Vitória com o "No Ninho Quentinho".

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro ressaltou que o evento vai além de uma competição culinária, destacando a importância da alimentação escolar na promoção da saúde e qualidade nutricional. Ele enfatizou o papel das merendeiras, profissionais que não apenas preparam alimentos, mas também contribuem para a criação de memórias gustativas duradouras.

O evento, apoiado pela Secretaria Municipal de Educação, reforça o compromisso da administração em garantir uma alimentação escolar de qualidade. A secretária Maria do Sagrado Coração expressou seu agradecimento a todas as protagonistas do concurso, destacando o empenho, dedicação e amor depositados em cada refeição preparada.

O Concurso “Receita Nota 10” contou também com o patrocínio da Credibelgo, que doou uma batedeira, um liquidificador e uma misteira para as cantineiras premiadas.

Programa Nacional de Alimentação Escolar e Compromisso com a Qualidade

Desde 1979, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) desempenha um papel vital, garantindo não apenas a oferta de alimentação, mas também promovendo ações de educação alimentar e nutricional para os alunos da educação básica pública. O "Concurso Receita Nota 10" representa não apenas um evento gastronômico, mas uma extensão desse compromisso, destacando o valor cultural e nutricional da alimentação escolar.

Em 2022, foram destinados mais de R$ 1 milhão para a merenda escolar, recursos fundamentais para o sucesso do programa. As merendeiras desempenham um papel crucial na educação, conhecendo cada aluno e contribuindo para a promoção da saúde. A nutricionista da rede municipal de Educação, Noeme das Graças, enfatizou que o concurso não apenas reconhece o trabalho das Auxiliares de Serviços Gerais, mas também promove a qualidade da alimentação escolar, beneficiando diariamente mais de 6.300 alunos.