IV Seminário sobre Terceira Idade reúne mais de 150 pessoas

Publicado em: 24/11/2023 07:43

IV Seminário sobre Terceira Idade reúne mais de 150 pessoas

Evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e Conselho dos Direitos dos Idosos

Mais de 150 pessoas participaram do IV Seminário da Terceira Idade realizado pela Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). O seminário ocorreu na tarde de terça-feira (22) no Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmon-Metal) com o tema “Cuidado e Acolhimento com a pessoa idosa”.

O evento envolveu os dois Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) e os diversos grupos de convivência/ginástica da cidade. Os trabalhos foram abertos pela presidente do CMDPI, Rosemary Drumond “Pepê”. Em seguida, a filósofa e mestre em Educação em Periferias, Karina Caetano, ministrou palestra sobre o tema do seminário.

Ela abordou o respeito aos ancestrais e a história de vida das pessoas, etarismo, preconceito com o processo de envelhecimento, redes de apoio aos idosos (família, amigos, grupos de convivência/ginástica), sexualidade e afetividade na terceira idade,  redes institucionais, o papel das políticas públicas e o fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Karina Caetano destacou a proximidade do ano eleitoral e a necessidade de observar o que os candidatos têm como proposta para o fortalecimento das Políticas Públicas para a Pessoa Idosa. A filósofa enfatizou que a população de idosos e a longevidade aumentam a cada ano “É preciso pensar em um envelhecimento com qualidade de vida e Políticas Públicas para essa população”, ressaltou.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, considerou o seminário extremamente positivo. “Foi uma tarde de muito aprendizado, com uma palestra brilhante da Karina Caetano. Foi muito enriquecedor para os idosos e os nossos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social. A participação superou nossas expectativas”, concluiu.