Conselho de Patrimônio Cultural registra Família Alcântara como bem imaterial

Publicado em: 21/11/2023 07:29

Em reunião realizada na última quinta-feira (16), o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de João Monlevade analisou e aprovou o registro e a proteção da Família Alcântara Coral como bem cultural imaterial do município.

Na ocasião, após a apresentação do levantamento técnico sobre o grupo como bem imaterial, os conselheiros avaliaram que o coral é de suma importância para João Monlevade e, sendo assim, definiram que para que a tradição continue sendo salvaguardada e para o conhecimento e participação das gerações futuras, era importante e fundamental a aprovação do seu registro.

Estavam presentes à reunião os conselheiros Bruno Henrique Moreira (Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente), Nadja Lírio Furtado (Fundação Casa de Cultura), Scarlett Mesquita Campolina (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Eduardo José Quaresma (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e Erivelton Felício Braz (imprensa local).

História e tradição

No Quilombo de Caxambu, no distrito de Padre Pinto, pertencente ao município de Rio Piracicaba, surgiu a Família Alcântara Coral, que mais de seis décadas leva seu canto e o som dos seus tambores pelo mundo, enaltecendo a cultura afrobrasileira.

Formado por crianças, jovens e adultos, o grupo reúne em sua carreira importantes parcerias musicais, entre elas as com os múscos Chico César, Martinho da Vila e Marku Ribas. Em programas de televisão se apresentou no antigo Programa do Jô e no Tamanho Família, da Rede Globo. Possui pelo menos três CDs gravados e participou de vários festivais e apresentações pelo Brasil e pelo mundo.