Monitoras dos Cemeis passam por treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros para situações de emergência

Publicado em: 20/10/2023 07:56

Monitoras dos Cemeis passam por treinamento ministrado

pelo Corpo de Bombeiros para situações de emergência

As monitoras que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) de João Monlevade passaram por uma capacitação promovida pelo Corpo de Bombeiros. O Curso de Formação de Brigadistas Orgânicos foi coordenado em conjunto pelas secretarias municipais de Educação e Administração, por meio do Setor de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), em parceria com o Corpo de Bombeiros.

O treinamento teve como objetivo preparar os servidores para atuarem em situações de emergência, incluindo casos como engasgos, princípios de incêndio e primeiros socorros. Ao longo de dois dias, cerca de 30 pessoas participaram de aulas práticas e teóricas, totalizando 8 horas de treinamento.

O subtenente do Corpo de Bombeiros, Anderson Ferreira dos Santos, enfatizou a importância das monitoras, destacando que em situações críticas são elas que podem agir eficazmente para preservar a segurança e, potencialmente, salvar vidas de crianças. Ele ressaltou a relevância do curso, especialmente para aquelas que cuidam de crianças de 4 meses a 5 anos. “Essas crianças, dada a sua vulnerabilidade, enfrentam riscos significativos de acidentes, como engasgos, quedas e mordidas. Embora esses incidentes possam ocorrer em qualquer ambiente doméstico, em locais com uma grande concentração de crianças, como creches, o risco é ampliado”, pontuou.

A Engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesmt, Renata Aparecida de Freitas Vitor, reforçou a relevância do curso ao destacar que as monitoras desempenham um papel crucial na segurança e bem-estar das crianças sob seus cuidados. "O treinamento concedido pelo Corpo de Bombeiros capacita para agir rapidamente, protegendo as crianças em caso de situações perigosas e emergenciais; ajudando a lidar com essas situações com calma e eficácia, minimizando riscos e garantindo a segurança".

"Com frequência, nos deparamos com situações que demandam a aplicação de primeiros socorros para atender as crianças e evitar complicações mais graves. Esse treinamento é crucial para lidarmos eficazmente com essas situações”, falou Mirian das Graças Marcelino, monitora do Cemei Nova Monlevade. Eduarda Cristina, do Cemei Casulo, também enfatizou a necessidade do aprendizado para quem trabalha diariamente com crianças. “O curso é essencial para estarmos preparados. Além de ser uma peça fundamental para quem está envolvido nessa responsabilidade constante”, frisou.

Lei Federal

O curso atende às diretrizes da Lei Federal Lucas (13.722/18), que determina que todas as unidades escolares devem contar com professores e funcionários capacitados para prestar esse tipo de atendimento às crianças. A legislação foi implementada após o trágico incidente envolvendo Lucas Begalli Zamora de Souza, de 10 anos, que faleceu em 2017 em Campinas (interior de São Paulo) após se engasgar com um pedaço de salsicha na escola.