Prefeitura contrata empresa para elaborar diagnóstico sobre alagamentos e inundações na cidade

Publicado em: 11/10/2023 14:14

Prefeitura contrata empresa para elaborar diagnóstico

sobre alagamentos e inundações na cidade

Áreas de riscos estão sendo mapeadas para direcionamento de ações e obras de infraestrutura

Diante dos recorrentes desafios enfrentados pelo município de João Monlevade em relação a inundações e alagamentos, especialmente nas áreas centrais e no Centro Industrial, a Prefeitura contratou a Fundação Christiano Ottoni para elaborar um diagnóstico sobre a questão.

A proposta tem como foco principal o mapeamento de áreas críticas, fornecendo dados para o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção. Além disso, com o diagnóstico, a administração municipal terá um documento que permitirá direcionar recursos para a realização de obras de infraestrutura necessárias, visando mitigar os impactos provocados pelas chuvas.

Os trabalhos são conduzidos pela secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e compreendem visitas programadas, reuniões estratégicas e análises detalhadas de dados. Na semana passada, representantes da Fundação Christiano Ottoni estiveram em João Monlevade e visitaram, juntamente com membros do Planejamento, da secretaria municipal de Obras e Defesa Civil, diversos loteamentos e áreas identificadas como pontos críticos em relação às chuvas. A comitiva esteve no cruzamento das avenidas Rodrigues Alves e Castelo Branco, na bifurcação entre as avenidas Getúlio Vargas e Wilson Alvarenga, além das três bacias de contenção - Carneirinhos, Jacuí e Córrego dos Coelhos.

O secretário de Planejamento, Fabrício Lopes, explicou que a análise detalhada do diagnóstico marca um esforço significativo da administração municipal para garantir a segurança e bem-estar da população frente aos desafios climáticos que a cidade enfrenta.

"Nossa prioridade é a segurança e o bem-estar da população. Estamos em um momento crucial, e a análise detalhada desse diagnóstico representa um passo importante em direção a soluções concretas. Com base nas informações coletadas, estamos desenvolvendo um plano abrangente. Não se trata apenas de reação imediata, mas de implementar medidas preventivas sólidas. Essa é uma abordagem colaborativa, que envolve não apenas a nossa secretaria, mas também a Defesa Civil, a Secretaria de Obras e a comunidade em geral. A solução para esses desafios exige uma resposta unificada”, apontou.

Limpeza de bueiros

Outra ação preventiva para o período chuvoso adotada pela Prefeitura de João Monlevade é a limpeza de bueiros na cidade com ajuda de um caminhão hiper vácuo. No último final de semana, foram abrangidos os bairros Cruzeiro Celeste, Planalto, Santo Hipólito, Loanda, Carneirinhos, Nossa Senhora da Conceição, Belmonte, Vila Tanque, Aclimação e José Elói. Nesses locais, muitos bueiros estavam obstruídos por terra e lixo.

O caminhão emprega um sistema de jateamento especializado, capaz de remover resíduos sólidos e detritos acumulados nos sistemas de drenagem. A limpeza preventiva é essencial para evitar possíveis obstruções nos bueiros, prevenindo alagamentos em vias públicas.