Praça do Povo recebe 5º Festival de Bocha Adaptada

Publicado em: 26/09/2023 07:49

A Praça do Povo, em Carnerinhos, foi palco, na manhã do último sábado (23), do Festival de Bocha Adaptada de João Monlevade.

O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e em parceria com a Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de João Monlevade e Região (Acinpode) e da Personal Trainer Débora Martins.

Na categoria 1, o primeiro lugar ficou com Lenean Costa Rocha, com Elias Gonçalves em segundo. Já na categoria 2, Edson Pinto Fernandes terminou a competição em primeiro lugar, com Luiz Eduardo Souza em segundo. Na categoria 3, o campeão foi Antônio Fidélis Cota e o segundo lugar foi para Maria de Lourdes da Silva. Segundo a organização do evento, as categorias são separadas de acordo com as deficiências apresentadas.

O esporte

A Bocha pode ser praticada por qualquer pessoa, sendo um dos esportes mais democráticos do mundo, sem restrições de idade, gênero ou limitações físicas. Cada jogador recebe quatro bolas para lançar durante uma partida, objetivando marcar pontos ao posicioná-la o mais próximo possível do bolim (bola menor que é lançada inicialmente como alvo). O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou “remover” as bolas dos seus oponentes.

A partida pode ser jogada entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe, ou seja, duas para cada jogador.