Escolas recebem verba para início do OPE

Publicado em: 22/09/2023 15:39

Escolas recebem verba para início do OPE

Iniciativa é inédita na cidade e possibilita aos alunos a escolha de melhorias onde estudam

Na tarde desta quinta-feira (21), a administração municipal avançou mais uma etapa para a implementação inédita do Orçamento Participativo Escolar (OPE). A adminsitração municipal realizou a entrega simbólica de cheques destinados aos gestores escolares das 18 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

Cada instituição recebeu o montante de R$ 20 mil, acrescido de um adicional de R$ 12 por aluno, destinado especificamente para a implementação da proposta. Esse investimento tem como objetivo empoderar as escolas, estudantes e comunidades locais, permitindo que eles determinem como esses recursos serão utilizados para melhorar a infraestrutura, recursos educacionais e o ambiente de aprendizado. A cerimônia de repasse dos fundos ocorreu na Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon).

Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, enfatizou o compromisso da administração municipal com uma gestão mais democrática e expressou sua alegria pelo início do Orçamento Participativo Escolar em todas as escolas municipais. “O projeto envolverá toda a comunidade escolar, promovendo valores como cidadania, democracia e autonomia dos alunos. Além disso, os recursos financeiros destinados para cada escola serão utilizados para obras ou aquisições escolhidas pela própria comunidade”, apontou.

Capacitação

Antes da entrega dos cheques, os gestores participaram de formação das Comissões Locais das escolas participantes do OPE. A capacitação foi ministrada pela servidora municipal Jordana Alvarenga, responsável pela execução do OPE no município.

O Orçamento Participativo Escolar inclui todas as escolas municipais, desde crianças de 0 a 3 anos até adolescentes do 9º ano. Inspirado em experiências de São Paulo, Belo Horizonte e Portugal, essa ação é coordenada de forma colaborativa pela Assessoria de Governo, Gabinete e Secretaria Municipal de Educação.