Dia da Árvore é marcado por revitalização de nascente e plantio de mudas

Publicado em: 22/09/2023 15:33

Dia da Árvore é marcado por revitalização de nascente e plantio de mudas

O Dia da Árvore em João Monlevade, celebrado nesta quinta-feira (21), foi marcado pela revitalização da nascente do bairro Corumbiara de Vanessa, em parceria com a Escola Municipal Cicinha Moura Simon. Durante a ação ambiental também foram plantadas 60 mudas nativas.  Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contou com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, que retirou cerca de 12 caminhões de entulho perto da área onde fica a nascente.

O secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos, pontuou que celebrar o Dia da Árvore reforça o compromisso de todos com a preservação da natureza e a construção de um ambiente mais saudável e harmonioso. “A arborização urbana não só embeleza nossa cidade, mas também melhora a qualidade do ar, oferece sombra, reduz a poluição sonora e promove a biodiversidade. É uma forma de investir no bem-estar das gerações presentes e futuras", ressaltou.

Mais atividades

O Dia da Árvore ganhou uma semana de programação com atividades diversas.  Entre elas, destacam o Curso de Diagnóstico e Proteção de Nascentes, a palestra intitulada "Árvores e suas Propriedades Medicinais" e a distribuição de mudas no Viveiro Municipal. Na sexta-feira (22), às 9h, está agendada uma Trilha Ecológica no Parque do Areão, durante a qual serão identificadas as diversas espécies de árvores e suas características. No sábado, o programa incluirá duas turmas para o curso "Como Fazer Panos de Cera de Abelha": das 8h às 12h no Parque do Areão e das 13h às 17h no Núcleo Amazonas da Fundação Municipal Crê-Ser. Para encerrar as atividades, na próxima quinta-feira (28), às 9h, o Viveiro Municipal receberá o Projeto Bosque do Amanhã, uma iniciativa do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, com a participação dos alunos da Escola Municipal Eugênia Scharlé.