Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil da Prefeitura de João Monlevade discute Setembro Amarelo

Publicado em: 15/09/2023 07:55

Debate foi uma das atividades do mês de prevenção ao suicídio

A Prefeitura de João Monlevade realiza este mês uma série de atividades relacionadas ao “Setembro Amarelo”, campanha que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. Um dos destaques da programação municipal ocorreu na tarde dessa quarta-feira (13), no auditório da sede do executivo, com a realização do Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil, que debateu o tema.

O fórum intersetorial é realizado mensalmente e envolve as secretarias de Saúde, de Assistência Social, de Educação, de Esportes, Casa de Cultura, Conselho Tutelar e a Fundação Crê-Ser.

A coordenadora do Serviço de Saúde Mental, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, abriu os trabalhos falando sobre a importância da discussão envolver diversos setores que lidam com as crianças e adolescentes do município. Ela também mencionou que a prevenção ao suicídio é um trabalho contínuo, que não se limita ao mês de setembro, algo que ficou evidenciado com as ações desenvolvidas pelas demais secretarias ao longo do ano, demonstradas durante o debate.

Primeira dama e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, a psiquiatra Rosângela Guimarães Ribeiro, destacou que o fórum intersetorial é a materialização de um sonho dos profissionais da saúde mental do município de ter um espaço permanente de discussão sobre saúde mental, com foco nas crianças e adolescentes de João Monlevade.

A programação do Setembro Amarelo em João Monlevade segue na sexta-feira (15), com a Rede de conversa com Adolescentes promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Na terça-feira (19), profissionais do Hospital Margarida proferem palestra sobre Saúde Mental.

Dia 20, quarta-feira, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o Creas realizam palestra sobre Auto-lesão e auto-extermínio para profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Todas as atividades serão realizadas às 14h, no Auditório Leonardo Diniz, na sede da Prefeitura.