Prefeitura e Acimpode promovem 5º Festival de Bocha Adaptada

Publicado em: 14/09/2023 09:06

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e a Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de João Monlevade e Região (Acinpode), realizarão o Festival de Bocha Adaptada. O evento acontece no próximo dia 23 (domingo), na Praça do Povo, das 9h às 12h.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Samir Gomes, o evento de bocha adaptada já é tradicional em João Monlevade, promovendo a inclusão e a promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência. “Além desse evento, faremos outros ainda nesse ano para proporcionar igualdade de oportunidade e promover a inclusão. Além dos aspectos esportivos, esses eventos também podem promover a interação social, a autonomia e a autoestima dos participantes”, afirmou Samir.

Ainda segundo o secretário, a bocha adaptada proporciona benefícios físicos, como o desenvolvimento de força muscular, coordenação e equilíbrio, além de estimular habilidades cognitivas e socioemocionais.

O Festival conta com o apoio da idealizadora do projeto, a Personal Trainer Débora Martins.

A modalidade

A Bocha pode ser praticada por qualquer pessoa, sendo um dos esportes mais democráticos do mundo, sem restrições de idade, gênero ou limitações físicas. Cada jogador recebe quatro bolas para lançar durante uma partida, objetivando marcar pontos ao posicioná-la o mais próximo possível do bolim (bola menor que é lançada inicialmente como alvo). O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou “remover” as bolas dos seus oponentes.

A partida pode ser jogada entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe, ou seja, duas para cada jogador.

A Bocha é um jogo competitivo presente nos momentos de lazer e recreação e até no mais alto nível de competição, atualmente reconhecido por entidades oficiais de nível internacional, inclusive, já se tornando um esporte paralímpico.