Prefeitura de João Monlevade faz reunião para tratar da política de Saúde da população LGBT+

Publicado em: 30/06/2023 07:55

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã dessa terça-feira (27) uma reunião com ativistas do movimento LGBTQIAPN+. O objetivo do encontro foi tratar do plano operativo para implantação da política municipal de Saúde da população LGBTQIAPN+, no município.

A iniciativa é da Atenção Primária à Saúde (APS) do município e contou com a participação de Laura Barros da Silva e Diogo Vinicius de Souza Silva, que estão à frente da criação de um coletivo LGBTQIAPN+ em João Monlevade.

Representaram a Prefeitura na reunião a coordenadora da APS, Renata Caroline Bráulio de Moura, a referência técnica da APS, Mirellié Marcenes Santos, a coordenadora da Estratégia Saúde da Família (ESF), Lilian Silva de Sá Borges, e o coordenador da Divisão de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Secretaria de Saúde, Francisco Diego Toledo de Lima

Renata Moura considerou a reunião muito positiva. “Conhecer as necessidades de cada grupo é o primeiro passo para planejarmos as políticas em Saúde. A reunião foi o primeiro passo para programar ações voltadas ao público LGBT+ e mostrar que a Saúde está de portas abertas para eles”, salientou.

Diogo Vinícius argumentou que durante a reunião eles puderam expor as dificuldades encontradas pela população LGBTQIA+ nos consultórios. “A reunião foi muito importante, pois possibilitou entender e ver que o serviço público está do nosso lado.  Ficamos muito satisfeitos por sermos reconhecidos neste mês do orgulho, recebendo esse convite da equipe da Secretaria de Saúde. Estamos mais confiantes que nossas propostas serão atendidas com agilidade”, concluiu.