Secretaria de Educação promove “Seminário Violência e Proteção no Ambiente Escolar”

Publicado em: 30/06/2023 07:58

No intuito de enfrentar e combater a violência nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta semana, o Seminário Violência e Proteção no Ambiente Escolar. O evento reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e de turno, no auditório da Prefeitura de João Monlevade.

As atividades foram preparadas pelas coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de fornecer informações relevantes sobre o tema, além de compartilhar boas práticas e experiências bem-sucedidas.

Durante o seminário, foi abordada a atuação da equipe psicossocial nas escolas, o fluxograma da rede municipal para casos de violência praticada ou identificada nas escolas, além de exibição de entrevista e palestras com estudos e pesquisas sobre o tema, destacando a importância de uma abordagem multidisciplinar para prevenir e combater esse problema.

Uma das principais discussões durante o evento foi a importância do papel dos educadores na identificação e prevenção da violência escolar, com ênfase na capacitação contínua, a fim de que eles estejam preparados para lidar com situações adversas. Além disso, o seminário também enfatizou a importância da parceria entre escola, família e comunidade no enfrentamento dessa questão.

Durante as discussões, foram apresentados exemplos de programas e projetos que têm obtido sucesso na prevenção e combate à violência escolar. Essas abordagens incluem a criação de ações que incentivem o protagonismo dos adolescentes, rodas de conversas e escutas qualificadas.

A secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, apontou que o Seminário Violência e Proteção no Ambiente Escolar foi considerado um marco importante no enfrentamento desse problema que afeta não apenas a segurança dos estudantes, mas também seu desenvolvimento acadêmico e emocional. “Esses encontros e oportunidades de compartilhamento de práticas são extremamente importantes para o desenvolvimento da educação. Ao permitir que as equipes gestoras compartilhem suas experiências e práticas bem-sucedidas, outras escolas podem se inspirar e implementar abordagens similares, promovendo a melhoria contínua do sistema educacional como um todo”, destacou.