Conferência Municipal de Assistência Social ocorre dia 29 de junho

Publicado em: 23/06/2023 09:10

Conferência Municipal de Assistência Social ocorre dia 29 de junho

A Prefeitura de João Monlevade e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizam no dia 29 de junho (quinta-feira), a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. A atividade será realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmon-Metal), de 7h30 as 17h.

Durante a conferência será debatido o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.  O encontro municipal vai definir propostas, sugestões e os representantes de João Monlevade para a Conferência Estadual.

A presidente do CMAS, Virgínia Lima, destaca a importância de se debater a reconstrução do SUAS. “O serviço social é direito de todos, não só da pessoa carente ou só de quem adoece. Por isso é importante que todos se envolvam no desenho do SUAS que queremos. Isso é algo que deve partir de nós, sociedade civil, e não do governo. Para que isso aconteça é necessária participação”, ressaltou.

Pré-conferências
Como preparação para a Conferência Municipal, a Secretaria de Assistência Social vem realizando as pré-conferências desde o dia 31 de maio. Esta etapa termina no sábado (24) com a pré-conferência no bairro Nova Monlevade.

Uma das entidades que contribuiu com esta fase é a Rede Cidadã, Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos que busca a transformação social por meio da integração entre a vida e o trabalho como um só valor.

A entidade desenvolve no município o projeto socioaprendizagem com jovens de 14 a 24 anos. A assistente social da ONG em João Monlevade, Gabriela Moreira, explicou que este é o momento propício para envolver os jovens que se beneficiam do programa. “Eu acho que é um momento muito importante para reunir os jovens, ouví-los e principalmente acolher as sugestões que eles têm a apresentar”, salientou.

As educadoras sociais do Rede Cidadã, Franciele Magalhães e Carla Starling  endossaram as palavras de Gabriela Moreira. “Em outras ocasiões, a Rede Cidadã esteve presente, mas nessa tivemos a oportunidade de fazer essa construção com os estudantes. Através da contribuição deles, vamos tirar propostas interessantes que serão levadas para as conferências estadual e nacional”, enfatizou.