Prefeitura aumenta repasses para melhorar atendimento do Pronto Socorro do Hospital

Publicado em: 16/06/2023 15:37

Repasse de R$1.218.000 mensais foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde

A Prefeitura de João Monlevade aumentou em 21,8% o valor de recursos do município para o Hospital Margarida, com o intuito de melhorar o atendimento no Pronto Socorro da instituição.

O município já repassava R$ 1 milhão mensalmente ao hospital. A partir deste mês esse valor será R$ 1.218.000 mensais, aumentando de R$ 700 mil para R$ 900 mil a quantia destinada ao pagamento de pessoal, como médicos, e de R$ 300 mil para R$ 318 mil para custeio. Todo o repasse está condicionado a metas que o hospital terá que cumprir.

Com o acréscimo, o Pronto Socorro vai disponibilizar um quarto médico para atender a população, a fim de diminuir o tempo de espera da clínica médica. A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, explicou o impacto dessa ação. “O hospital trabalha com o protocolo de Manchester, em que os casos de urgência têm prioridade. Com o quarto médico nossa expectativa e de que os atendimentos ocorram com mais agilidade”, afirmou.

Melhora nos plantões e contratação de mais técnicos

Outro problema que a Prefeitura espera resolver é a evasão de plantonistas. Com o novo repasse, o plantão diurno passará para R$ 1.350 por 12 horas, enquanto nos finais de semana será R$ 1.500, valores condizentes com a média praticada na região. A coordenação médica do Pronto Socorro também terá uma melhora na remuneração, que passa para R$ 8 mil mensais.

O aumento ainda vai propiciar a contratação exclusiva para o atendimento do Pronto Socorro de oito técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, dois auxiliares de limpeza e dois auxiliares de farmácia, que vão trabalhar em escala de revezamento. Raquel Drumond destaca que a contratação desses profissionais é algo inédito, garantindo mais qualidade e agilidade, principalmente na realização de exames laboratoriais.

R$ 18 mil para ultrassom

O valor de R$ 18 mil que a Prefeitura está destinando para custeio será exclusivamente para que o hospital disponibilize, no mínimo cinco dias da semana, exames de ultrassonografia nas suas dependências ou de forma contratualizada em outro estabelecimento de saúde.

A secretária de Saúde ainda ressalta que a administração municipal repassa recursos para a manutenção de equipe para atendimento médico de especialidades consideradas necessárias para o serviço de retaguarda, urgência e emergência, com pediatra, ortopedista, urologista, cirurgião e anestesista.

Aprovação do Conselho Municipal de Saúde

Todo o plano de aumento do repasse da Prefeitura para o Hospital Margarida, seus efeitos e as metas a serem cumpridas pela instituição, foram apresentadas para aprovação e deliberação do Conselho Municipal de Saúde, em reunião realizada na tarde de terça-feira (13), na Câmara Municipal. A proposta da Prefeitura foi aprovada com 14 votos favoráveis e duas abstenções.