Prefeitura de João Monlevade reforça ações contra queimadas

Publicado em: 16/06/2023 08:01

Prefeitura de João Monlevade reforça ações contra queimadas
Infração denunciada será fiscalizada e poderá gerar multa

Com a chegada do período de seca e a baixa umidade do ar, a Prefeitura de João Monlevade tem intensificado as ações de prevenção e combate às queimadas. Para garantir o cumprimento da legislação, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos disponibilizaram, a partir desta semana, um fiscal exclusivamente para atender as denúncias de queimadas e focos de incêndio.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, a prática de uso de fogo para limpeza de terrenos ainda é comum em João Monlevade, apesar de constituir um crime. O cidadão flagrado ou denunciado por provocar queimadas pode ser autuado e multado. “As denúncias recebidas serão prontamente investigadas e as multas são aplicadas de acordo com a área queimada”, explicou Samuel.

A administração municipal conta com o apoio da Defesa Civil Municipal e da Brigada Florestal Voluntária tanto na conscientização da população quanto no combate aos focos de incêndio. Casos mais graves têm também o acompanhamento da Polícia Militar do Meio Ambiente.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 (PM) ou 3852-3151 (Secretaria de Meio Ambiente), 99361-0131 (Defesa Civil) ou de forma anônima pelo 181 (PM). Já os focos de incêndio podem ser diretamente comunicados aos membros da Brigada Florestal Voluntária pelo telefone 0800 000 3407.