Prefeitura de João Monlevade aplica inseticida em bairros com maior incidência de dengue

Publicado em: 15/05/2023 15:42

Com o intuito de combater a dengue, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) do município, deu início à aplicação de inseticida com bomba costal, para eliminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A atividade ocorre nos bairros de maior incidência de dengue, no município.

O trabalho começou nesta quinta-feira (11), no bairro Cruzeiro Celeste, onde o serviço deve se estender por quatro dias. As primeiras ruas a receberem a aplicação são aquelas que foram alvo do mutirão realizado no último sábado (6). Outros bairros que futuramente receberão a aplicação de inseticida são Novo Cruzeiro e Palmares.

A aplicação será realizada após as 18h. De acordo com a supervisora de endemias da Visa, Renata Santos, esse horário é ideal porque é nesse período que a fêmea do mosquito sai do seu abrigo para procurar alimento (no caso, sangue), para maturação dos ovos. “Geralmente a fêmea sai do seu abrigo das 4h às 8h da manhã e das 17h às 22h da noite”, explicou a supervisora.

Mutirões
Além da dedetização para eliminar os mosquitos, a Secretaria de Saúde tem atuado em outras frentes no combate à dengue. Seis bairros com maior incidência de casos da doença receberam mutirão para recolhimento de materiais que podem abrigar os criadouros do mosquito.
Policlínica aberta nos finais de semana de maio

Outra frente de atuação é o atendimento na Policlínica dos pacientes com sintomas de arboviroses como dengue, zika e chikungunya nos finais de semana. Durante todo o mês de maio a Policlínica estará aberta aos sábados e domingos das 8h às 16h, para receber possíveis casos da doença. O objetivo é evitar uma sobrecarga no Hospital Margarida, que segue um protocolo de classificação de risco.