Educadores participam de capacitação sobre crianças e adolescentes vítimas de violência

Publicado em: 19/04/2022 16:30

Nesta terça-feira (19), profissionais da rede municipal de Educação participaram de uma capacitação sobre “Escuta Especializada” voltada para a proteção e atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. O encontro foi realizado no auditório Leonardo Diniz Dias (sede da Prefeitura) e foi ministrado pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Tatiana Meireles. As atividades se estendem na quarta-feira (20) com outro grupo de educadores.

A capacitação abordou a técnica específica de se realizar a escuta, bem como o formato para os formulários a serem preenchidos. Também foram abordados casos reais que ocorreram com crianças vítimas de violência na cidade (nomes usados foram fictícios) para que o grupo debatesse a forma de escuta e as orientações para acolhimento dos casos.

Para o vice-diretor da Escola Municipal Promorar, Rafael Guedes, a capacitação foi muito importante, pois os professores estão próximos dos alunos todos os dias. “Essa formaçãofoi de suma importância, pois infelizmente retrata fatos que ocorrem nas escolas com alunos que sofrem diversos tipos de abusos e agressões. Em alguns casos, eles recorrem a nós, funcionários,pois encontram confiança”, destacou o educador.

Escuta

A escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção nos campos da educação, da saúde, da assistência social, da segurança pública e dos direitos humanos. O objetivo é assegurar o acompanhamento da vítima em suas demandas, na perspectiva de superação das consequências da violação sofrida, inclusive no âmbito familiar.