Programa IST/AIDS de João Monlevade capacita enfermeiros de Nova Era e Santa Bárbara

Publicado em: 18/02/2020 14:43 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade, por meio do Programa Municipal IST/AIDS, está realizando nessa terça-feira, dia 18, treinamento sobre testes rápidos para enfermeiros dos municípios de Nova Era e Santa Bárbara. A capacitação está ocorrendo no auditório da Prefeitura de João Monlevade. As palestras são ministradas pelas enfermeiras Driele Pereira e Renata Moura. Participam cerca de 30 profissionais da saúde.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal IST/AIDS, Maria Luíza Soares Maciel, “o treinamento é importante para aumentar a acessibilidade da região do Médio Piracicaba aos testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (HIV, hepatite e sífilis), diminuir a transmissão dessas doenças e controlar a epidemia da AIDS. Assim, é fundamental que as pessoas tenham conhecimento de sua situação sorológica para não transmitir essas infecções, façam o tratamento e reduzam a carga viral ao nível indetectável”, disse Maria Luíza.

Além do treinamento, a equipe do Programa IST/AIDS de João Monlevade está distribuindo materiais informativos para os cidadãos e funcionários da Prefeitura. De acordo com Maria Luíza, o objetivo é incentivar o comportamento seguro, principalmente, no feriado de carnaval que se aproxima.

O Centro de Saúde Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque, é referência na região do Médio Piracicaba na prevenção e tratamento de IST/AIDS. Lá está instalado o Centro de Testagem e Aconselhamento de João Monlevade, que presta atendimento a qualquer pessoa exposta às situações de risco. São atendidos também pacientes das cidades de Bela Vista de Minas, Catas Altas, Nova Era, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata, municípios associados ao CISMEPI (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba).

LEGENDA: Programa IST/AIDS de João Monlevade treina municípios sobre testes rápidos