I Gincana Cooperativa arrecada mais de 3.200 quilos de alimentos e 850 pets de lacres de alumínio

Publicado em: 10/09/2014 08:54

A Prefeitura Municipal de JoãoMonlevade, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com asescolas municipais que desenvolvem o Programa de Educação Cooperativa,promoveram juntamente com as cooperativas locais, COOPREMON, CREDIBELGO,CREDIMEP E COOPERTRAMON, a I Gincana Cooperativa, ocorrida na últimasexta-feira (5), no Espaço Arena .

Este evento veio somar as açõescomemorativas aos 50 anos de emancipação política do município de JoãoMonlevade, além de promover um movimento referente ao “Dia C  - 2014”, o Dia de Cooperar, presente no Calendário das Cooperativas.

O Programa de Educação Cooperativarealizado pelo Sistema OCEMG/SESCOOP/MG, foi implantado em João Monlevade noano de 2011. Atualmente atende alunos matriculados do quarto ao sétimo ano doEnsino Fundamental das escolas municipais: Cônego José Higino de Freitas, GerminLoureiro, Governador Israel Pinheiro, Eugênia Sharlé, Monteiro Lobato ePromorar.

Na intenção de fomentar o Cooperativismoo programa se resume em: educar para cooperar, cooperar para crescer e crescerpara ser e ter.

A realização da I Gincana Cooperativa,contribuiu para estimular nos educandos atitudes solidárias e cooperativistas,bem como intensificar os vínculos de parceria com as cooperativas presentes nomunicípio.

As escolas cumpriram diversas tarefasprévias e surpresas dentre as quais destacamos a arrecadação de lacres de latasde alumínio para que posteriormente sejam trocados por cadeiras de roda e aindade alimentos não perecíveis que serão revertidos às famílias carentes dacomunidade escolar das unidades de ensino participantes. A expressiva arrecadaçãode ambos os produtos comprova o envolvimento e compromisso de todos.

No total, foram arrecadados 3.212 quilosde alimentos e 850 pets de lacres de lata de alumínio que serão trocados porcadeiras de rodas (cada 80 pets cheias de lacres são trocadas por 1 cadeira derodas).

As cooperativas locais foramresponsáveis pela premiação das escolas, conforme classificação abaixo:

1° lugar: E.M. Germim Loureiro ( 01caixa de som,  01 microfone sem fio, 01 notebook e 01 data-show).

2° lugar: E.M. Promorar ( 01 televisor42 polegadas).

3° lugar: E.M. Eugênia Sharlé ( 01máquina fotográfica digital).

4° lugar: E. M Cônego José Higino deFreitas ( 01 microsistem).

5° lugar: E. M. Governador IsraelPinheiro ( 01 microssistem).

6° lugar: E. M. Monteiro Lobato ( 01microsistem).

O evento foi considerado como extremamente produtivo,criativo e organizado.