Prefeitura assina contratos para investimentos em saneamento básico

Publicado em: 07/12/2023 08:14

João Monlevade e região receberão recursos de R$ 35 milhões em convênios com CBH-Piracicaba e CBH-Doce

A Prefeitura de João Monlevade participou da solenidade de assinaturas de contratos e projetos de saneamento básico e meio ambiente para a cidade e região na manhã desta quarta-feira (6), na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), no bairro Aclimação.

Os convênios, que irão disponibilizar investimentos na ordem de R$ 35 milhões, foram assinados entre municípios integrantes da  Amepi e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH Piracicaba), Comitê da Bacia do Rio Doce (CBH-Doce) e Agedoce. Os recursos serão investidos pelos comitês em obras e projetos de saneamento básico, esgotamento sanitário e abastecimento de água que beneficiarão diretamente cerca de 130 mil pessoas. Dentro dos projetos, João Monlevade será contemplado com aproximadamente R$ 16 milhões e parte desses recursos será investido na finalização das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Cruzeiro Celeste.

Os contratos contemplam os projetos Protratar, Rio Vivo, Programa de Segurança Hídrica e o Programa de Convivência com as Cheias, que objetivam reduzir o lançamento de esgoto sem tratamento nos cursos d’água e otimizar o sistema de distribuição de água tratada. O investimento é um dos maiores já disponibilizados na região e visa proporcionar melhorias na qualidade da água.

Representatividade

A solenidade de assinatura dos contratos contou com a presença de prefeitos, vices e secretários municipais das cidades de João Monlevade, Itabira, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Nova Era, São Domingos do Prata, Bom Jesus do Amparo, Dom Silvério, Santa Bárbara e Nova União.