Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Seminário sobre Autismo capacita profissionais da saúde, educação e assistência social

 

Publicado em: 07/12/2023 07:39

Whatsapp

 

Seminário sobre Autismo capacita profissionais da saúde, educação e assistência social

A Prefeitura de João Monlevade lotou os auditórios da Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto (Icea/Ufop) e do Sest/Senat com o  I Seminário Intersetorial da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. O seminário, ocorreu na sexta-feira (1º), de 8h as 17h, e teve como tema “Manejo e Abordagens do Cuidado com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

Com grande procura, as vagas esgotaram logo no primeiro dia para todas as palestras. Na parte da manhã, 200 participantes compareceram nas palestras ministradas pela psicóloga e especialista em Neuropsicologia e pós-graduanda em TEA, Lorena Cristina de Souza Couto e pela terapeuta ocupacional pediátrica e especialista em Reorganização Sensorial no Autismo e Abordagem (ABA), Nancy Lucardie.

No período da tarde, mais 200 pessoas prestigiaram a palestra do neuropediatra com residência médica em Neurologia Infantil e influenciador digital, Marcone Oliveira. Enquanto o público da manhã teve mais presença de educadores, a tarde foi registrada uma participação maior de médicos e enfermeiros.

Imprevisto e sucesso
Inicialmente todas as palestras estavam previstas para serem realizadas no auditório do Icea/Ufop. Porém, a tempestade ocorrida na noite de quinta-feira (30), causou uma queda de árvore sobre uma rede da Cemig, que deixou a região sem luz.

Para não cancelar o evento, as duas primeiras palestras foram realizadas na Ufop, mesmo sem energia elétrica. No período da tarde, o seminário foi transferido para o Sest/Senat. Nem mesmo o imprevisto impediu o evento de ser um sucesso.

Coordenadora da Atenção Secundária da Prefeitura, a fisioterapeuta Isabela Farias Guedes Beserra, avaliou que o seminário cumpriu os objetivos. “Foi importante porque proporcionou capacitação e aprimoramento às abordagens no TEA de toda a rede de assistência do município: Saúde, Educação, Assistência Social, indivíduo e família”, concluiu.