Publicado em: 01/12/2023 07:19

João Monlevade terá cinco representantes na 4ª Conferência Nacional da Juventude, que será realizada em Brasília-DF, de 14 a 17 de dezembro. Com o tema “Reconstruir no Presente e Construir no Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem-Viver”, a Conferência é considerada uma conquista na defesa dos direitos da juventude, ao garantir a participação dessa população nos debates e a inclusão das propostas na construção das políticas públicas.

A escolha dos representantes de João Monlevade foi referendada na 5ª Conferência Estadual das Juventudes, realizada no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), em 27 de outubro. Durante o encontro estadual, cinco dos seis delegados monlevadenses foram eleitos para representar o estado na conferência nacional, com os demais integrantes da delegação de Minas Gerais.

Foram eleitos a presidente do Conselho Municipal da Juventude de João Monlevade (Comjuv), Ludmila Lima, representando o poder público Jamilly Jully, representando o meio acadêmico Pedro Henrique e Isadora Queiroz, e como representante da Fundação Crê-Ser, Keverlly Raissa.

A presidente do conselho municipal, Ludmila Lima, descreveu a escolha dos representantes de João Monlevade para o evento nacional como um marco para a juventude do município. “É um marco significativo que demonstra o reconhecimento do nosso trabalho. Esta jornada tem sido extremamente enriquecedora, e mal podemos esperar para representar nosso município com dignidade e comprometimento na Conferência Nacional de Juventude”, destacou.

A Conferência Nacional da Juventude é um fórum de participação social na construção das políticas públicas brasileiras. Este ano, foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de decreto publicado no dia 26 de julho, que deu início às etapas preparatórias, municipais e regionais, estaduais e distrital e à consulta aos povos e comunidades tradicionais, que antecedem o evento nacional, previsto para  dezembro.