Prefeitura entrega materiais de segurança a servidores

Publicado em: 23/11/2023 07:33

A Prefeitura de João Monlevade, através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), realizou na manhã desta quarta-feira (22) a entrega de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos servidores do Executivo. Entre eles, foram entregues chapéus australianos aos trabalhadores dos serviços operacionais que atuam expostos ao sol.

Os acessórios de proteção foram entregues no Almoxarifado da Prefeitura, situado na sede das secretarias municipais de Obras e de Serviços Urbanos, no bairro Belmonte.

De acordo com a engenheira de Segurança do Executivo, Renata Aparecida de Freitas, o uso de chapéus como medida de segurança no trabalho durante a exposição ao sol é uma prática muito importante para proteger os trabalhadores. “O uso de chapéus com abas largas fornece uma barreira física eficaz para proteger o rosto, o pescoço e as orelhas, áreas especialmente suscetíveis aos efeitos dos raios UV. O seu uso minimiza o desconforto, especialmente para quem trabalha exposto ao sol excessivo”, afirmou Renata.

Na ocasião, o técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura, José Geraldo Alves de Castro, também realizou o Diálogo Diário de Segurança (DDS) com os servidores. “Na oportunidade, foi reforçada a importância do uso do equipamento de proteção individual, bem como a necessidade da hidratação”, destacou José Geraldo.

Diálogo de Segurança

O DDS também é realizado pelo setor de Segurança do Trabalho nas escolas da rede municipal de ensino e nas unidades básicas de saúde, direcionado aos servidores que atuam como auxiliares de serviços gerais e cozinheiras.

O técnico José Geraldo enfatizou sobre a relevância do diálogo realizado nos locais. “Falamos sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança e também do cuidado genuíno, no sentido de todos se preocuparem com a sua segurança e saúde individual, como também com a dos colegas de trabalho. No DDS são propostas duas dinâmicas de grupo, reforçando o trabalho em conjunto”, afirmou o servidor.