Gestores visitam escolas para ouvir demandas da comunidade escolar na implantação do OPE

Publicado em: 17/11/2023 09:10

Desde a semana passada, gestores da administração municipal têm percorrido as escolas, ouvindo alunos e membros da comunidade escolar para identificar as principais demandas a serem atendidas pelo programa. Eles já estiveram nas escolas Efigênio Mota, Israel Pinheiro (Emip), Promorar, Cônego Higino e Cemei Imaculada Conceição.

A participação dos estudantes é crucial para o sucesso do OPE, pois são os alunos e servidores que vivenciam o ambiente escolar diariamente e sabem das necessidades mais urgentes. Além disso,a iniciativa fortalece a democracia e empodera os jovens a serem agentes de transformação em suas escolas.

Em meio aos encontros, a aluna Maria Fernanda Silva Dias, do 8º ano da Emip, compartilhou sua visão positiva sobre o OPE. "Foi muito importante para todos os alunos porque colocou a democracia na nossa escola, o que vai mudar o nosso futuro. Nós fizemos várias mudanças, está sendo muito legal. A escola está ficando super bonita e melhor para os alunos e para todo mundo que está aqui”, destacou.

Votação eletrônica nas propostas do OPE

O envolvimento dos alunos com o OPE vai além das discussões. O estudante Kalel Andrade Antônio Carlos, de apenas 11 anos e do 6º ano da Emip, desenvolveu um programa de votação eletrônica para as propostas do OPE durante as aulas de robótica. Usando a linguagem de programação Scratch, Kalel criou uma urna eletrônica, um feito que impressionou seu professor, Halisson Rodrigo Ferreira. "Ele é um bom programador e um aluno que gosta de desafios, e por isso demos a ele esse desafio para desenvolver a urna para a eleição", contou.

OPE

O Orçamento Participativo Escolar inclui todas as escolas municipais, desde crianças de 0 a 3 anos até adolescentes do 9º ano. Inspirado em experiências de São Paulo, Belo Horizonte e Portugal, essa ação é coordenada de forma colaborativa pela Assessoria de Governo, Gabinete e Secretaria Municipal de Educação.

Todas as 18 escolas municipais foram contempladas com um aporte financeiro de R$ 20 mil, acrescido de um adicional de R$ 12 por aluno matriculado. A verba visa a implementação das propostas levantadas pelos próprios estudantes, proporcionando um ambiente mais adequado e alinhado com as necessidades reais das comunidades escolares.