Educadores passam por Formação com a pesquisadora Bruna Ribeiro

Publicado em: 10/11/2023 10:29

Pedagogia das miudezas

Educadores passam por Formação com a pesquisadora Bruna Ribeiro

Profissionais da Educação Infantil Municipal de João Monlevade participaram na última terça-feira (7), de um curso de formação com a renomada educadora, pesquisadora e autora de livros infantis, Bruna Ribeiro. A capacitação abordou temas como indicadores da qualidade, documentação pedagógica, avaliação e gestão focada em escutas e abordagens participativas com as crianças.

Durante o dia, a educadora visitou escolas da rede que atendem crianças de diferentes faixas etárias, proporcionando observações detalhadas e diálogos construtivos com coordenadores, diretores e professores. As sugestões e insights obtidos foram discutidos na parte da tarde, em um encontro com gestores e coordenadores da rede de Educação Infantil, realizado na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi).

Já na parte da noite, no anfiteatro do Centro Educacional, foi realizado o encontro “Pedagogia das miudezas: o valor da escuta e do cotidiano na Educação Infantil”, com todos os professores e monitores, além da participação dos gestores e coordenadores, totalizando cerca de 400 profissionais.

Na abertura, a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, ressaltou a importância da qualidade na educação infantil como base para o desenvolvimento das crianças. “Nós entendemos que para que a educação infantil seja efetiva como uma política de apoio ao desenvolvimento das crianças, é fundamental que ela seja de qualidade. E nós temos ampliado o acesso a essa etapa, criando mais vagas para as nossas crianças de 0 a 5 anos. Destacamos também a importância da formação continuada e a busca por uma pedagogia participativa, onde a escuta tem sido constante”, destacou.

Já Bruna Ribeiro, durante a Formação, frisou a todo instante a importância de se trabalhar a escuta com as crianças, o que ela denomina como a “Pedagogia das Miudezas”. “Essa abordagem valoriza a criança como sujeito, suas diversas linguagens e sua essência, contribuindo para uma escola mais atual, que respeita os saberes das crianças e promove mudanças positivas na sociedade. A Pedagogia das Miudezas procura se alinhar essa visão mais contemporânea sobre a infância, valorizando a criança como sujeito e suas múltiplas linguagens. Ela é fundamental para pensarmos numa escola mais atual que respeite as crianças, os seus saberes, e que possa produzir mudanças positivas na sociedade”, explicou.

Finalizando, a pesquisadora também reforçou a necessidade da Formação dos profissionais. “Ela é vital para quem trabalha com as crianças. Porque não há como a gente pensar num profissional que atua com as infâncias que não tenha o conhecimento da escuta. A capacitação é fundamental para qualificar o cotidiano”.

Profissionais renomados

A Secretaria Municipal de Educação promoveu outras capacitações neste ano com profissionais renomados. O escritor Ilan Brenman, autor de mais de 80 livros infantojuvenis, participou da abertura do ano escolar da rede municipal de ensino, abordando o tema "A importância de contar e ler histórias na era digital".  Recentemente, a "Humorologista" Maryana com Y abriu a III Semana do Conhecimento em João Monlevade. Com humor e inspiração, ela abordou temas relevantes como Inteligência Emocional, Relacional e Imaginativa, sempre com positividade.