Saúde Bucal de João Monlevade alcança meta do Governo Federal

Publicado em: 19/10/2023 14:02

Saúde Bucal de João Monlevade alcança meta do Governo Federal

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou uma das metas do Governo Federal, no que se refere ao atendimento de Saúde Bucal das gestantes. Do total de gestantes cadastradas e identificadas pela Atenção Primária à Saúde (APS), que tiveram sua gestação finalizada durante o segundo quadrimestre de 2023 (maio, junho, julho e agosto), 75% passaram por, pelo menos, um atendimento odontológico durante o período gestacional.

Com o desempenho, o município atingiu a meta do indicador “Proporção de Gestantes com Atendimento Odontológico Realizado”, do programa Previne Brasil. O indicador tem como objetivo verificar se a gestante que é assistida no pré-natal tem realizado atendimento odontológico. Ao mesmo tempo, ele tem como perspetiva o estímulo ao acesso da gestante à atenção em saúde bucal dentro da APS, como uma etapa de rotina do pré-natal.

O coordenador do setor de Saúde Bucal, George Moreira Costa, explicou que o bom resultado comprova que o modelo de gestão utilizado está sendo eficaz e que a  Saúde do município está no rumo certo. “Com esforço, dedicação e eficiência, João Monlevade está evoluindo no acolhimento e atendimento das gestantes por meio do acompanhamento e orientações de saúde bucal, além do atendimento prioritário nas unidades de saúde que possuem atendimento odontológico”, destacou.

Previne Brasil
O programa Previne Brasil foi instituído em 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.