Monitoras do transporte escolar municipal passam por capacitação para aprimorar relacionamento interpessoal

Publicado em: 11/10/2023 14:04

Monitoras do transporte escolar municipal passam por

capacitação para aprimorar relacionamento interpessoal

No último sábado (7), as monitoras que atuam no sistema de transporte escolar municipal participaram de uma capacitação voltada para o aprimoramento do relacionamento interpessoal entre elas, alunos e pais.

O encontro foi conduzido por Fernanda Lana, responsável por gerir o transporte escolar do município. O foco principal foi destacar a importância do papel das monitoras no contexto educacional e orientar sobre a melhor forma de lidar com situações desafiadoras que podem surgir durante o trajeto.

Um ponto crucial abordado durante a capacitação foi a necessidade de estabelecer um bom relacionamento com os pais e responsáveis, enfatizando que todas as mudanças no serviço devem ser comunicadas pela escola. Essa prática, conforme pontuou Fernanda, evita desgastes desnecessários para as monitoras e garante uma comunicação transparente.

Fernanda destacou também a importância da cordialidade, mesmo em dias difíceis, e incentivou a resiliência das monitoras para enfrentar os desafios que podem surgir. "É do nosso conhecimento o compromisso das monitoras. Agradecemos e pedimos muita resiliência para a conclusão do ano com sucesso e, principalmente, em paz. Em situações adversas, é fundamental orientar os pais a procurar a secretaria da escola para solucionar questões específicas", destacou.

A presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas e Síndromes (Aspaas), a psicopedagoga Simone de Oliveira Barcelos, também participou do evento, enriquecendo o bate-papo com sua experiência.

Simone compartilhou detalhes sobre a criação da Associação e ofereceu orientações práticas às monitoras para lidar de maneira eficaz com crianças autistas. Ela destacou a importância de compreender as necessidades específicas desses alunos.

As monitoras, por sua vez, expressaram suas dificuldades em identificar os estudantes autistas durante o transporte escolar. Elas também enfatizaram a importância dos pais comunicarem claramente a necessidade de cada aluno. Nesse contexto, Simone Barcelos sugeriu uma prática simples, porém eficaz: que os pais identifiquem os alunos autistas com um cordão específico. Além disso, ela lembrou que alguns estudantes já possuem a carteirinha do autista, que facilita a identificação e pode ser utilizada durante o transporte.

Ao final de sua participação, a presidente da Aspaas reforçou a importância da sensibilidade e compreensão no trato com crianças, enfatizando que a colaboração entre pais, monitoras e escola é fundamental para garantir um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os estudantes, independentemente de suas necessidades especiais.

Ao final da capacitação, as monitoras se comprometeram a aplicar as orientações recebidas, visando proporcionar um serviço de transporte escolar mais seguro e eficiente.

Também estiveram presentes no encontro a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Nair de Cássia e o auxiliar de tráfego da Enscon, Rafael Veloso.

Ouvidoria do Rota Escolar

Já está em funcionamento no município a Ouvidoria do Rota Escolar.  O telefone é o (31) 9 8655-0879, disponível para mensagens de texto e chamadas de voz. Para garantir uma resposta mais rápida, os usuários devem evitar o envio de áudios.