Prefeitura e Enscon implantam Ouvidoria do Rota Escolar e promovem treinamento para monitoras

Publicado em: 06/10/2023 07:37

Ações visam melhorar qualidade dos serviços prestados e atender reivindicação dos pais dos alunos

A Prefeitura de João Monlevade e a Enscon Viação, responsável pelo transporte escolar, anunciaram a criação da Ouvidoria do Rota e curso de capacitação para as monitoras que dão suporte aos estudantes durante o trajeto nos coletivos. Essas iniciativas surgem em resposta às mudanças no sistema de transporte escolar, que atende tanto os alunos da rede municipal quanto estadual de ensino. O objetivo primordial dessas medidas é minimizar impactos e acolher as demandas específicas dos estudantes, com foco especial na inclusão e na qualidade do serviço prestado.

O telefone da Ouvidoria é o (31) 9 8655-0879, disponível a partir da próxima segunda-feira (9) para mensagens de texto e chamadas de voz. Para garantir uma resposta mais rápida, os usuários devem evitar o envio de áudios.

O curso de capacitação em relações interpessoais para as monitoras está programado para este sábado (7), a partir das 8h, no auditório da Prefeitura de João Monlevade. A ação visa aprimorar as habilidades das 23 prestadoras de serviço na condução de estudantes, com ênfase especial nas necessidades dos alunos autistas e deficientes.

Pais podem acompanhar itinerário em tempo real

Durante o encontro, os representantes da Prefeitura e da Enscon reforçaram que os pais e responsáveis pelos estudantes usuários do sistema de transporte escolar também podem acompanhar em tempo real o itinerário dos ônibus que atendem aos alunos. A função é disponibilizada pelo App JMBus, disponível para download pelo sistema Android ou IOS. O JMBus é um planejador de viagens, desenvolvido pela empresa Enscon Viação, com apoio do Setor de Trânsito e Transporte da Prefeitura de João Monlevade (Settran). O aplicativo oferece informações atualizadas sobre a rota dos ônibus e horários de partidas e chegadas dos coletivos.

Câmeras nas escolas

Também como forma de monitorar a entrada e saídas dos alunos no período letivo, a Prefeitura de João Monlevade está instalando câmeras de segurança em todas as 18 unidades de ensino municipais. A ação garante mais segurança para a comunidade escolar e tranquilidade aos pais. Já contam com os equipamentos: Centro Educacional, Germin Loureiro, Efigênio Mota, Cicinha Moura Simon, Monteiro Lobato e os Centros de Educação Infantil (Cemeis) Luz aos Pequeninos Loanda, Imaculada Conceição e Maria Vitória. Até o final desta semana, as câmeras serão instaladas nas escolas Cônego Higino, Promorar e nos Cemeis Luz aos Pequeninos Nova Monlevade, Casulo e Sion. Já as próximas instituições beneficiadas serão Emip, Eugênia Scharlé e Cemeis Irmã Dulce e Louis Ensch.