Conselho Municipal de Patrimônio Cultural aprova inventariamento da Corporação Musical Monlevade

Publicado em: 05/10/2023 08:59

Grupo completou 80 anos de existência em 2023

Em reunião ordinária realizada recentemente, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de João Monlevade aprovou, por unanimidade, o inventariamento da Corporação Musical Monlevade.

Com o registro, o grupo se torna um bem imaterial e o inventário é uma medida que ajuda na proteção do bem e é etapa necessária para o posterior tombamento (no caso de bens materiais) ou registro, em se tratando de bens imateriais, como é o caso da Corporação.

“Inventariar as corporações musicais e outras entidades das culturas tradicionais faz parte da nossa obrigação e da nossa função como Fundação Casa de Cultura (FCC) e como Departamento de Patrimônio para proteger a história e memórias desses bens, dessas tradições e nos permite ajudá-los cada vez mais na manutenção dessas manifestações culturais”, reforçou a diretora-presidente da FCC, Nadja Lirio Furtado.

Oito décadas de história

A Corporação Musical Monlevade completou, em agosto, 80 anos de existência. Com sede no bairro Belmonte, se apresenta em festividades cívicas, religiosas e culturais em João Monlevade e região, além de todo o estado de Minas Gerais e pelo país, com foco na divulgação da música instrumental e na identificação de talentos musicais.