Escolas municipais e Cemeis recebem livros da literatura antirrascista

Publicado em: 29/09/2023 10:11

Escolas municipais e Cemeis recebem livros da literatura antirrascista

As bibliotecas das escolas municipais e dos Centros de Educação Infantil (Cemeis) de João Monlevade passam por uma transformação literária significativa. Agora, as unidades estão sendo equipadas com livros da literatura antirrascista, uma iniciativa que visa enriquecer o ambiente educacional com obras que abordam a cultura africana, afro-brasileira, lendas e histórias indígenas, todas escritas por autores índios e negros.

A aquisição e distribuição desses livros é parte das ações implementadas pelo Grupo de Trabalho para as Relações Étnico Raciais, criado pela Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade, em setembro de 2022. Esse grupo é composto por professores, assistentes sociais e psicólogos da rede municipal de ensino e de outras instituições, tendo como objetivo promover uma educação pautada na equidade racial, valorizando a diversidade e as diferentes culturas presentes na sociedade.

A entrega oficial dos livros foi realizada na última segunda-feira (25), no auditório da Prefeitura de João Monlevade. Durante a evento, a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, explicou que a iniciativa é mais um passo na direção de uma educação que busca eliminar preconceitos, sendo os livros ferramentas importantes para a promoção de um ambiente educacional inclusivo e diversificado. “A secretaria reforça seu compromisso com a equidade racial e continuará a desenvolver ações e propostas pedagógicas que valorizem a diversidade e promovam uma educação mais justa e inclusiva para todos os estudantes do município”, pontuou.

Encontro de formação

A entrega dos livros integrou a programação da reunião de formação dos gestores. Os educadores participaram de reflexões acerca das iniciativas antirracistas nas escolas, receberam treinamento adicional sobre as relações étnico-raciais, compreenderam a relevância do papel do gestor na coordenação dessas ações escolares e ampliaram o conhecimento e entendimento da temática por meio do estudo da legislação e do projeto político-pedagógico.