João Monlevade é destaque em evento do programa Prefeito Amigo da Criança

Publicado em: 15/09/2023 08:08

João Monlevade é destaque em evento do programa Prefeito Amigo da Criança

A Prefeitura de João Monlevade foi um dos destaques de um painel de boas práticas promovido pelo programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, na tarde dessa quarta-feira (13). O evento, denominado de Encontro Regional com Prefeitos da Região Sudeste, foi transmitido ao vivo em uma live pelo canal do Youtube da Fundação Abrinq e teve como tema “O Legado do Prefeito para a Infância e Adolescência”.

A administração atual do município foi uma das três do sudeste e única de Minas Gerais convidada para falar no painel. Um dos motivos do convite, se deve à implantação do Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil (Sesamo IJ). Inaugurada em maio de 2022, a iniciativa realizou em um ano cerca 2.400 atendimentos e assiste 700 crianças e adolescentes do município.

O Sesamo IJ é mantido com recursos da própria Prefeitura e está em fase de ampliação. A Prefeitura trabalha para certificá-lo como Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), algo que além de elevar o atendimento, permitirá que ele receba recursos federais para a sua manutenção.

Trabalho inovador

Durante a live, foi explicado que o Sesamo IJ surgiu porque as famílias que procuravam esse tipo de trabalho na rede pública tinham que se deslocar até Belo Horizonte para serem atendidas pelo Centro Psíquico da Adolescência e da Infância (Cepai). Com a municipalização do Cepai, os pacientes monlevadenses perderam a referência.

Não bastasse isso, os efeitos do isolamento durante a pandemia fizeram com que os casos de sofrimento mental explodissem entre as crianças e adolescentes. Em resposta a essas demandas, a atual administração decidiu bancar o trabalho e implementá-lo de forma inovadora.

Legado

Ao falar sobre o Legado do Prefeito para a Infância e Adolescência”, foi destacado pela administração que o Sesamo IJ não é uma proposta isolada para cuidar dos pequenos. O Sesamo IJ integra várias ações que englobam a inauguração de novos núcleos da Fundação Crê-Ser; construção e conservação de 19 parquinhos e áreas de lazer em toda cidade; distribuição do cartão Cesta Cidadã; Auxílio Natalidade e introdução de psicólogos e assistentes sociais nas escolas.

Também participaram do painel as prefeituras de Diadema-SP e Nova Venécia-ES.