Prefeitura faz os últimos preparativos para o Desfile de 7 de Setembro

Publicado em: 01/09/2023 15:48

Neste ano está prevista a participação de 1.700 pessoas de 38 entidades

A Prefeitura de João Monlevade está finalizando os preparativos para o tradicional Desfile de 7 de Setembro. Com início previsto em frente à Praça 7 e término na Praça do Antigo Cinema, onde será montado o palanque, o desfile terá a participação de 1.700 pessoas representando 38 diferentes entidades.

A solenidade em comemoração ao Dia da Independência do Brasil começa às 7h30, com o hasteamento das bandeiras na Praça Sete. O desfile cívico terá início às 8h. Com o tema "Raízes: Culturas vinculadas a João Monlevade", a ação cívica tem como foco a celebração da diversidade cultural presente na cidade. As variadas culturas e nações, como as africanas, os povos indígenas Krenak ou Borum, que habitaram a região, e a cultura tropeira serão retratadas. Além disso, a influência de países como França, Polônia, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha, Portugal e Tchecoslováquia também será representada. A temática visa resgatar e valorizar as influências culturais que contribuíram para moldar a identidade local, proporcionando um entendimento mais profundo e uma apreciação das diferentes culturas que se entrelaçam em João Monlevade.

A secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, ressaltou o esforço conjunto das secretarias de Educação, Planejamento, Comunicação, Esporte e da Casa de Cultura na organização do evento. “Uma comissão está organizando um grande e lindo desfile para comemorarmos os 201 anos da Independência do nosso país. A expectativa é de um desfile com importantes homenagens e com muito entusiasmo. Serão 24 pelotões contagiando com músicas e alegria toda a extensão da avenida por onde passarem”, pontuou a secretária.