Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Mais de 600 pacientes foram atendidos pela carreta oftalmológica

 

Publicado em: 01/09/2023 09:17

Whatsapp

 

Mais de 600 pacientes foram atendidos pela carreta oftalmológica

O atendimento da Carreta Oftalmológica em João Monlevade foi considerado um sucesso pela Secretaria Municipal de Saúde. A unidade móvel de saúde atendeu 643 pacientes nos cinco dias em que ficou estacionada na Praça do Povo. O objetivo foi atender a demanda reprimida de consultas oftalmológicas do município.

Essa foi a primeira vez que a Prefeitura trouxe a carreta a João Monlevade. A iniciativa foi possível graças à iniciativa da administração municipal que firmou um convênio com o Instituto de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (Icismep), responsável pela unidade.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, os 643 atendimentos resultaram em 330 encaminhamentos para avaliações nos departamentos de catarata, retina, glaucoma e outros serviços, que serão agendadas posteriormente.

Mais consultas em setembro

Além dos atendimentos da carreta oftalmológica, a Prefeitura agendou em agosto, 414 consultas. Para setembro já estão programadas mais 572 consultas oftalmológicas com especialistas de João Monlevade que prestam serviço ao município.

“A carreta nos proporcionou uma diminuição muito grande da demanda reprimida. Infelizmente, um número relativo de pacientes com consultas agendadas não compareceram, mas tivemos uma participação muito boa, com uma média de mais de 120 atendimentos por dia”, resumiu Raquel Drumond.

Segundo a secretária todas as pessoas que estão com pedido de consulta oftalmológica na Secretaria de Saúde, que não consultaram na carreta, serão agendadas com profissionais oftalmologistas de acordo com a disponibilidade da agenda dos prestadores de serviço em João Monlevade.

Pacientes aprovaram a iniciativa

Os pacientes que foram atendidos pela carreta elogiaram a iniciativa. A doméstica Sandra de Oliveira Paixão foi uma das pessoas que falou sobre o atendimento. “Fui muito bem atendida, graças a Deus. Ajuda muito as pessoas que precisam do tratamento”, destacou.

A cozinheira Maria Aparecida Ferreira também aprovou a ação. “Foi bem tranquilo, gostei muito”, salientou. Já a auxiliar de serviços de educação, Luiza Helena Vidal Oliveira, pediu mais ações semelhantes. “Que o prefeito possa ter mais iniciativas desse tipo, porque a cidade precisa”, concluiu.