Servidores da Saúde recebem capacitação sobre esporotricose e febre maculosa

Publicado em: 01/09/2023 09:11

Servidores da Saúde recebem capacitação sobre esporotricose e febre maculosa

Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da Prefeitura de João Monlevade passaram por uma capacitação sobre Esporotricose e Febre Maculosa, na tarde dessa segunda-feira (28). A qualificação ocorreu no auditório da Prefeitura e foi coordenada pela Vigilância em Saúde do município (Visa). O objetivo foi preparar os servidores para fazer um diagnóstico precoce das duas enfermidades em seres humanos.

Ao todo, participaram cerca de 90 servidores que receberam dados atualizados sobre transmissão, sinais clínicos, tratamento, prevenção e controle. A enfermeira da Visa, Patrícia Souza e Silva, uma das responsáveis pela atividade, falou sobre a capacitação. “O tema esporotricose é pouco conhecido até mesmo entre os profissionais de saúde, por isso a atividade foi muito boa, com os servidores participando ativamente e tirando dúvidas”, resumiu.

A veterinária da Visa, Kátia Reis Guimarães de Castro, que também coordenou o treinamento, considerou o trabalho muito proveitoso. “Foi muito válido, porque eles têm acesso direto à população e podem servir de multiplicadores de informação e estimular a notificação. No caso dos ACSs, como estão sempre nas residências, eles podem ajudar a identificar os casos suspeitos tanto em animais quanto em seres humanos, já fazendo o encaminhamento devido”, salientou.

Esporotricose

A esporotricose humana é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo, por meio de uma ferida na pele. Ela é uma zoonose, ou seja, uma enfermidade transmissível de animais para homens e vice-versa.

Ela acomete animais como os cães e, principalmente, os gatos. Os gatos podem se infectar afiando unhas em árvores ou andando na terra, com penetração do agente nas lesões. Uma outra forma de contágio ocorre em brigas, através de arranhadura ou mordedura, de animais com lesões de Esporotricose, ou que possam conter o fungo nas unhas.