Prefeitura faz inspeção em rede pluvial de Carneirinhos

Publicado em: 30/08/2023 09:05

Trabalho preventivo será realizado em outros pontos da cidade

A Prefeitura de João Monlevade, em um trabalho coordenado pelo Comitê de Operações de Emergência (COE Geral JM), realizou na última sexta-feira (25) um trabalho preventivo de vistoria e inspeção nas galerias de rede pluvial da avenida Wilson Alvarenga, em Carneirinhos, no trecho compreendido entre a rua Alberto Scharlê e as proximidades da Praça do Povo.

A ação contou com a participação do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE), secretarias de Obras e de Serviços Urbanos, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. O trabalho preventivo objetivou verificar a situação das galerias e a equipe percorreu cerca de 500 metros da rede subterrânea. Não foi encontrada qualquer anomalia, precariedade, entupimento, dano grave à estrutura ou situação de risco no trecho.

De acordo com o coordenador do COE e servidor da Assessoria de Governo da Prefeitura, José Gomes Araújo Filho, o trabalho integra um conjunto de ações da administração municipal que visa realizar iniciativas preventivas no município. “A atividade vem de encontro a uma das propostas apresentadas pelo COE, de atenção e controle preventivos para minimizar os impactos sobre a população e as vias urbanas causados por possíveis transtornos provenientes do período das chuvas. O trabalho também objetivou mostrar que não há qualquer impedimento, resíduos sólidos ou obstruções para o fluxo contínuo das águas pluviais e de esgoto no canal”, afirmou José Gomes.

A operação foi planejada pelo COE, coordenada pelo DAE e monitorada e supervisionada pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar, com a utilização dos devidos equipamentos de segurança e proteção individual. Ainda de acordo com o coordenador do Comitê, outros pontos da cidade serão vistoriados e os trabalhos preventivos continuarão sendo feitos periodicamente.

O COE Geral JM é composto por diversas secretarias municipais, forças de segurança, Corpo de Bombeiros Militar e sociedade civil organizada.

Quatro mil bueiros limpos

A Prefeitura de João Monlevade também realiza diversas outras ações preventivas para evitar os possíveis impactos das chuvas, como obras nos sistemas de drenagem em várias vias e instalação de novas tubulações e bocas de lobo para melhorar o escoamento das águas pluviais. Também é realizada regularmente a limpeza de córregos, bueiros e bacias de contenção em várias regiões da cidade, garantindo que o sistema de drenagem esteja livre de obstruções que possam restringir o fluxo adequado das águas pluviais, em uma ação preventiva que ajuda a minimizar o risco de enchentes e alagamentos.

Já foram limpos cerca de quatro mil bueiros em todo o município pela atual administração. Também são realizadas vistorias nas áreas de declive acentuado, propícias a deslizamentos de terra e erosão em épocas de chuvas intensas.

Colaboração

O Executivo conta com a colaboração da população para que problemas decorrentes do período chuvoso sejam minimizados, como o descarte adequado de lixo e entulhos.

No mês de julho, a administração atual estendeu a coleta seletiva para todos os bairros da cidade e, recentemente, novas lixeiras e 100 novos contêineres móveis de lixo foram adquiridos pela Prefeitura. A finalidade é melhorar as condições da limpeza pública e da infraestrutura urbana. Os coletores estão instalados nas principais avenidas da cidade e em pontos com maior movimento de pessoas e, consequentemente, de mais volume de lixo gerado. Os contêineres são destinados exclusivamente para descarte de lixo domiciliar.

O principal objetivo da iniciativa é disponibilizar locais para que sejam acondicionados de forma adequada os resíduos gerados pela população e também difundir a cultura de hábitos corretos com relação aos cuidados com o meio ambiente e a saúde pública.