Prefeitura de João Monlevade inicia pintura de ciclofaixas

Publicado em: 15/06/2023 07:29

Prefeitura de João Monlevade inicia pintura de ciclofaixas
Circuito tem aproximadamente 3,5 km e beneficia os ciclistas do município

A Prefeitura de João Monlevade dá mais um importante passo na melhoria da mobilidade urbana do município. Começou na última terça-feira (6) a pintura das tão esperadas ciclofaixas. Uma demanda antiga da população e que atende aos anseios do Conselho Municipal de Esportes e da Associação Bike é Vida de Ciclismo (Abivic). Com cerca de 3,5 km de extensão, as novas vias para bicicletas vão conectar importantes pontos da cidade, promovendo a segurança e o incentivo ao uso desse meio de transporte.

O projeto das ciclofaixas contempla duas rotas principais e vai beneficiar cerca de dois mil ciclistas. A primeira delas tem início na Secretaria de Obras, seguindo até a Associação dos Aposentados. A segunda vai da entrada do Forninho até a sede da Polícia Militar.

O chefe do Setor de Trânsito e Transporte da Prefeitura, José Jayme de Figueiredo Franco, explicou que toda a demarcação da avenida está em andamento, além disso, em alguns pontos serão feitos recuos na calçada para a devida implantação da faixa exclusiva dos ciclistas. O chefe do Settran também recomendou que os motoristas se atentem à sinalização do local.

“Estamos realizando a pintura em conformidade com as diretrizes de sinalização viária, garantindo a segurança tanto para os ciclistas quanto para os motoristas. As faixas são pintadas em cores vivas e de fácil identificação, com símbolos indicativos e setas direcionais, contribuindo para a orientação adequada dos usuários. Além disso, a implementação das ciclofaixas em João Monlevade está alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável e da promoção de uma cidade mais inclusiva”, pontuou José Jayme.

Ciclistas aprovam

A criação de ciclofaixas tem recebido uma ampla aprovação por parte dos ciclistas, e o presidente da Abivic e do Conselho Municipal de Esportes, Jayson Santos, expressou seu apoio a essa iniciativa aguardada pela categoria. “A ciclofaixa deixa a cidade mais bonita, desenvolvida, saudável e feliz. Ela educa ciclistas e motoristas, promovendo uma cultura de uso da bicicleta como meio de transporte, estimula crianças, novos adeptos e alivia o trânsito da cidade. Além disso, a ciclofaixa torna a cidade mais atlética e esportiva, reduzindo os gastos com saúde, já que temos uma população mais feliz e saudável”, apontou.

Outros benefícios significativos apontados por Jason é o alívio no trânsito da cidade. “Ao proporcionar uma alternativa viável e segura para os ciclistas, as ciclofaixas reduzem a quantidade de veículos nas ruas, resultando em um tráfego mais fluido para todos os modos de transporte. A expansão da malha cicloviária é o caminho a ser seguido para o desenvolvimento do município", concluiu.