Prefeitura de João Monlevade realiza Seminário sobre Políticas Públicas de Segurança Alimentar

Publicado em: 12/06/2023 13:45

Atividade ocorreu em virtude do Dia Mundial da Segurança Alimentar

Em virtude das comemorações do Dia Mundial da Segurança Alimentar, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou um Seminário de Políticas Públicas em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. A atividade ocorreu na sede do Executivo Municipal, na manhã desta quarta-feira (7).

Participaram do encontro representantes da Caixa Econômica Federal e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que colaboraram com sugestões e orientações direcionadas aos diversos produtores, que participaram da iniciativa. A abertura do evento foi feita pelo chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva.

O seminário contou com a presença de 35 pessoas, tendo como encaminhamento a realização da Conferência Municipal de Segurança Alimentar, sugerido pela secretária municipal de Assistência Social, Marinete da Silva Morais.
“João Monlevade já foi referência em segurança alimentar. Queremos voltar a ser novamente e consideramos que a realização da Conferência Municipal é um passo fundamental nessa direção”, afirmou.

Avaliações positivas
Presente no seminário, o gerente Regional da Emater de Ipatinga, Áldrin Carlos Reggiani de Assis, considerou o evento extremamente importante para os produtores locais. “A Prefeitura de João Monlevade possui um convênio com a Emater que permite aos produtores rurais do município o acesso a informações técnicas de qualidade. Considero que o evento foi muito bom, porque trazer desenvolvimento para as pessoas e para o município é algo positivo”, salientou.

Coordenadora de Bem-Estar Social da Emater de Ipatinga, Ana Laura Chaves Veloso de Oliveira, falou sobre a importância do seminário. “E importante para que possamos  trabalhar os planos de segurança alimentar dos municípios. São nesses momentos que temos a oportunidade de planejar ações que vão envolver tanto a produção de alimentos de qualidade quanto o acesso a esses alimentos, principalmente para àquelas pessoas que estão em vulnerabilidade”, declarou a coordenadora.

A produtora rural, Maria Aparecida Ferreira Barros, avaliou a reunião como muito produtiva. “Sou produtora há 30 anos, e considero que a reunião foi muito boa. Gostei muito. Aproveitei muito e espero que aconteçam mais eventos como esse”, destacou a coordenadora.

Servidor da Secretaria de Assistência Social, Paulo Roberto Reis, ressaltou a iniciativa da pasta de reerguer o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “Formamos uma comissão para reativar esse conselho, que já existiu antes. Eu achei de uma importância muito grande esse seminário, principalmente pela presença da Emater e da Caixa, o que mostrou que estamos no caminho certo”, finalizou.