Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Patrimônio e Meio Ambiente enceram ciclo de oficinas temáticas de revisão do Plano Diretor

 

Publicado em: 02/02/2023 16:01

Whatsapp

 

Patrimônio e Meio Ambiente enceram ciclo de oficinas temáticas de revisão do Plano Diretor

As oficinas temáticas para revisão do Plano Diretor de João Monlevade chegaram ao fim nesta terça-feira (31). Patrimônio e Meio Ambiente foram os dois últimos assuntos abordados por especialistas.

Na tarde de segunda-feira (30), a Gestora Pública de Cultura, Patrimônio e Turismo e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Nadja Lírio Furtado, foi quem abordou o tema Patrimônio – de Jean a João. Com foco nos bens tombados e inventariados do município, ela destacou a relevância da proteção patrimonial e cultural. Ela também frisou sobre a importância das legislações pertinentes à questão. “Temos três meios de preservação do patrimônio: lei orgânica, conselho municipal de patrimônio histórico e inventário dos bens”, explicou.

No dia seguinte, a advogada e mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Larissa Santiago, ministrou a oficina com o tema Meio Ambiente. “Meio ambiente não é somente os recursos naturais. São tratativas e discussões que vão impactar todos os outros setores”, apontou a especialista que explicou que o crescimento de uma cidade precisa ser atrelado à busca constante do desenvolvimento do meio ambiente sustentável.

Regionais

A próxima fase da revisão do Plano Diretor é a realização de reuniões regionais. A primeira delas está marcada para o dia 9 de fevereiro, às 19h, na Escola Municipal Cônego Higino, no bairro Santa Bárbara. No encontro será apresentado à comunidade o diagnóstico do Plano Diretor e colhidas sugestões e apontamentos sobre o que almejam para o município para os próximos anos.

A participação de toda população é fundamental para a realização dos trabalhos. A contribuição da comunidade também pode ser feita de forma online, em formulário disponível no portal do Plano Diretor: https://portais.pmjm.mg.gov.br/.