Prefeitura assina convênio em prol da Microbacia do Córrego dos Coelhos

Publicado em: 22/10/2021 15:25

Prefeitura assina convênio em prol da Microbacia do Córrego dos Coelhos

A administração municicpal assinou um Termo de Colaboração Técnica com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agepav), filial Governador Valadares.

O convênio assinado contou com a anuência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-DOCE) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba/MG) e objetiva realizar, de forma conjunta, atividades vinculadas à elaboração de estudo ambiental de concepção, cadastro técnico, estudos ambientais, projetos básico e executivo do sistema de esgotamento sanitário da Microbacia do Córrego dos Coelhos, que abrange vários bairros e localidades do município de João Monlevade.

O projeto hidrosanitário da Microbacia do Córrego dos Coelhos consiste na realização de estudos topográficos e geotécnicos, planos de trabalho e execução de projetos, cadastros técnicos e obras para a implantação, expansão e adequação de sistemas de efluentes domésticos que contemplam as vertentes que convergem para o córrego. Ele abrange os bairros Boa Vista, Campo Alegre, Cidade Nova, Industrial, Ipiranga, Nova Cachoeirinha, Ponte Funda e Recanto Paraíso. O investimento estabelecido no Termo é de R$ 417.540, 59.

A assinatura do documento é um momento de grande importância para a administração, pois não se trata apenas de uma questão de meio ambiente, mas, sim, de saúde pública.

O presidente do CBH-DOCE e ex vice-prefeito de Nova Era, Flamínio Guerra Guimarães, destacou a importância da parceira realizada e fez uma breve explanação sobre os ganhos de Monlevade e região com o a assinatura do Termo.

“É uma satisfação enorme estar aqui hoje firmando essa importante parceria. A Agepav está entre as melhores agências do Brasil, com 18 anos de experiência. Essas parcerias são fundamentais, pois proporcionam a viabilização de recursos para a execução de importantes projetos. É uma mudança de concepção e investimento no futuro da região. Os trabalhos são intensamente monitorados e o objetivo é fazer mais com menos”, destacou.